Qual o caminho escolhido pela sua empresa para garantir a resolução de problemas em TI? Algumas preferem designar seus próprios colaboradores, enquanto outras optam por alocar um profissional especialmente escolhido para a tarefa ou pela terceirização de TI.
Cada um desses caminhos tem suas vantagens e desvantagens e, no post de hoje, vamos explicar melhor essas variações e suas diferenças. Assim, ao final da leitura, você terá condições de decidir como os problemas em TI devem ser resolvidos em sua empresa. Acompanhe!
Gestão de pessoas da empresa
Quando uma empresa não pensa ou não pode expandir seu quadro de funcionários, gerenciar o pessoal interno aparece como opção para a resolução de problemas em TI.
Para que essa solução funcione bem, é preciso garantir que o grupo de pessoas ou colaborador designado para a função seja capacitado para tal. Pode acontecer que a empresa perceba, por exemplo, a necessidade de investir em treinamentos e cursos para assegurar que seu próprio pessoal esteja apto para corresponder às demandas da rotina de trabalho local.
Além disso, é preciso ter em mente que o setor de TI de uma empresa está cada vez mais atrelado aos demais. E isso significa que essa gestão de pessoal interno deve possibilitar que os escolhidos para a tarefa possam, de fato, se dedicar a elas.
Em outras palavras, a empresa que quiser contar com seu pessoal não pode permitir que essa opção comprometa outros setores ou o próprio trabalho de TI. Do contrário, fará realocações que não surtirão o efeito desejado.
Contratação de colaborador para a TI
Se, por outro lado, a empresa está disposta a aumentar seu quadro de funcionários, tem a opção de contratar um colaborador especialmente para resolver os problemas de TI.
Nesse caso, desde o início já no processo de contratação, a empresa tem a oportunidade de escolher um profissional devidamente qualificado. Isso elimina, ao menos em um primeiro momento, o investimento de recursos (financeiros e de tempo) no treinamento ou capacitação.
Essa é uma opção interessante para empresas cuja demanda de TI não é tão elevada, de modo que a presença dessa colaborador seja o bastante para resolver as demandas diárias.
Terceirização de TI (ou outsourcing de TI)
Por sua vez, a terceirização de TI ou o outsourcing de TI é a solução para empresas que preferem não realocar o pessoal interno e, ainda, sabem que a contratação de um colaborador não basta para suprir sua demanda.
O uso intenso da tecnologia no dia a dia de trabalho, sobretudo conectada à rede introduz a necessidade de uma variedade de soluções e processos de TI. E contar com essa terceirização garante que toda a demanda da empresa — relativa ao sistema, programas e toda a infraestrutura — seja atendida por profissionais altamente capacitados para a tarefa.
O outsourcing de TI pode ser integral ou parcial, de modo que a empresa escolha a forma ideal de lidar com a resolução de problemas em TI de acordo com suas próprias características e necessidades.
Quer mais informações para escolher o caminho certo para a sua empresa? Confira o post Outsourcing de TI: esse é o momento ideal para confiar em um parceiro de negócios?
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