Você sabe o que é e qual o estado da maturidade de gestão empresarial na TI da sua empresa? Ao longo dos últimos anos, a intensificação do uso tecnologia nas rotinas de trabalho aumentou a relevância do setor para as empresas.
Seja internamente ou pela terceirização de TI, é importante garantir a adoção de práticas que mantenham a segurança e bom funcionamento das aplicações utilizadas. Para isso, é interessante saber em que estado de maturidade a empresa se encontra e identificar caminhos para a promoção de melhorias.
Continue a leitura do post e conheça os cinco estados de maturidade de gestão de TI e suas características!
# Caótico
O estado mais comum de maturidade de gestão empresarial em TI indica um cenário em que a TI da empresa encontra-se pouco desenvolvida. Na prática, isso significa que a gestão de TI local tem foco interno, em suas próprias atividades, ignorando as demais áreas da empresa e suas necessidades.
Algumas características desse estado são:
- A presença de profissionais que compreendem a infraestrutura de TI local e lidam com exceções;
- A dependência dos chamados profissionais-chave;
- Profissionais reativos à problemas e solicitações de usuários;
- Trabalhos de melhoria focados em tecnologia e não em serviços;
- Inexistência de padrões e orientações para processos e serviços;
- Falhas de comunicação;
- Falta de interação da TI com os objetivos da empresa.
# Reativo
Por sua vez, o estágio reativo já apresenta um grau de maturidade um pouco mais elevado. Porém, a atenção e orientação aos processos ainda são ignoradas, bem como sua documentação e formalização.
As principais características do estado reativo são:
- Gestão reativa de problemas e sem apoio de processos;
- Existência de iniciativas para a manutenção do controle da infraestrutura de TI local;
- Maior controle da disponibilidade de componentes;
- Trabalho de gestão com foco na melhoria do desempenho de cada componente (hardware e software);
- Gestão de mudança apenas para alguns componentes, também sem o apoio de processos formais.
# Proativo
O estado proativo é aquele que pode ser considerado o ideal para a maturidade de gestão empresarial de TI. Não é o mais avançado, mas considerado suficiente para aprimorar o uso e a integração das aplicações utilizadas na empresa.
Suas principais características são:
- A existência de processos formais;
- Orientação de processos e serviços de acordo com seu custo-benefício;
- Definição clara dos serviços críticos;
- Planos elaborados para o aumento da disponibilidade e capacidade dos serviços;
- Realização da gestão de performance de plataformas, aplicações e sistemas;
- Documentação e mapeamento da dependência dos componentes;
- Integração entre os sistemas para alinhamento com as necessidades da empresa.
# Serviços
Empresas que fazem uma boa gestão de TI, na maioria das vezes, têm sua maturidade de gestão neste estado. Há a implementação de indicadores — como os que apresentamos no post Indicadores de desempenho de equipe de TI — para acompanhar e mensurar os resultados do setor e orientar melhorias.
As principais características são:
- Monitoramento da eficácia e divulgação dos registros dos serviços de TI;
- Adoção das regras de processos a todo novo serviço;
- Foco na melhoria contínua dos serviços;
- Uso de sistemas de integração de serviços;
- Gerenciamento de uso e mudanças na infraestrutura, aplicações e sistemas;
- Formalização dos objetivos e necessidades da empresa para alinhamento dos serviços de TI.
# Valor
Neste estado de maturidade, a gestão de TI é feita de forma totalmente estratégica para a conquista dos objetivos da empresa. Em outras palavras, torna-se uma verdadeira aliada para o sucesso dos negócios.
As suas características de destaque são:
- Entendimento do uso da tecnologia e da área de TI como essencial para as atividades de cada setor da empresa;
- Avaliação dos serviços de TI de acordo com o valor que entregam ao negócio;
- Medição da performance de TI com base em seu nível de contribuição para o sucesso da empresa.
Sair de um estado mais básico de maturidade para um mais elevado requer amplo conhecimento em TI, o que pode ser um empecilho para muitas empresas. Assim, o outsourcing de TI ou terceirização de TI é a alternativa mais indicada para garantir essa evolução.
E então, já sabe em qual estado de maturidade de gestão sua empresa se encontra? Entre em contato com a Logical Minds e saiba como podemos ajudá-lo a implementar melhorias!