Já foi-se o tempo em que o setor de TI de uma empresa tinha como única responsabilidade garantir o bom funcionamento da internet, dos computadores e impressoras. Tudo mudou e, graças às novas evoluções tecnológicas, os profissionais dessa área passaram a assumir um papel mais estratégico nas organizações.
Existem diversos motivos que podem justificar a contratação de serviços de consultoria em TI. Dentre eles, é possível citar a implementação de novos sistemas, a identificação de gargalos na rede, a migração para a nuvem, e a lista pode seguir com muito mais possibilidades.
Continue lendo e entenda se você realmente precisa de uma consultoria em TI!
O que é a Consultoria em TI?
Os contratos de consultoria em TI funcionam, na maioria dos casos, de maneira contínua ou pontual. Isso difere bastante o escopo de trabalho, uma vez que no primeiro caso o consultor deve ter uma visão macro do negócio e participar ativamente de decisões estratégicas – como, por exemplo, o que fazer com o orçamento do setor.
Já nos contratos temporários, normalmente são resolvidos problemas específicos, como a migração de servidores para a nuvem ou mudanças no processo de gestão documental. Em ambos os casos, ter uma visão externa do negócio é fundamental para a tomada de decisão por parte dos gestores.
Confira algumas das situações quando contar com uma consultoria externa é recomendado:
Gap Analysis
Em tradução livre, o termo Gap Analysis quer dizer “Análise de Lacunas”. Ela envolve a comparação do desempenho real com o desempenho potencial ou desejado, seja da organização como um todo ou apenas do setor de TI.
Quando uma empresa não utiliza seus recursos da melhor maneira, ou deixa de investir em capital intelectual ou tecnologia, ela pode produzir bem abaixo seu potencial real. Por isso é importante contar com uma consultoria para detectar o problema e determinar ações para mudar essa realidade o quanto antes.
Projetos de Segurança
A cada dia, novas ameaças surgem no ambiente virtual. Para se ter uma ideia, apenas no primeiro semestre de 2017 o número de ataques em dispositivos Android aumentou mais de 180% em relação a todo o ano de 2016. Para evitar prejuízos e dores de cabeça é preciso estar preparado.
Seja na instalação de softwares de segurança, como FireWall e Antivírus, ou na criação de backup em nuvem, um serviço de consultoria de TI ajuda os gestores a encontrar as melhores soluções do mercado para a sua realidade e, claro, considerando o seu orçamento.
Treinamentos internos
Um consultor de TI também pode oferecer diversos treinamentos para os colaboradores. Boas práticas para melhorar a segurança da rede, utilização de novos softwares e até mesmo orientação sobre mudanças na maneira de lidar com os documentos cotidianos (gestão documental) podem ser possíveis temas.
Contar com um profissional externo para realizar esses treinamentos oferece mais credibilidade para as informações passadas e contribui para um melhor entendimento por parte dos colaboradores.
Existem muitos outros motivos que fazem um serviço de consultoria de TI fundamental para toda empresa que deseja crescer ou manter sua posição no mercado. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e converse com um técnico!
encontre a filial mais próxima
Nós da FFA estamos prontos para Solucionar os seus Problemas, e por isso temos 19 filiais estratégicamente espalhadas pelo Brasil, clicando abaixo você poderá encontrar a mais próxima de você!
+OUTRAS NOTÍCIAS
| Ebook Logical Minds | Como funciona uma Fábrica de Softwares
Indicadores de TI: o que mensurar no desenvolvimento de software?
Metodologias ágeis de gestão de projetos aplicadas à tecnologia da informação
Gestão de transporte eficiente: 7 práticas para otimizar custos
Como um software de gestão pode ajudar sua transportadora
Supply Chain Management: a importância da integração da cadeia logística
4 motivos para terceirizar os serviços de logística
Indicadores de desempenho de equipe de TI: aprenda a tornar seu time mais produtivo!