Quem decide apostar no desenvolvimento de software para ter o próprio aplicativo, encara uma dúvida bastante comum: como aumentar o download do app?

Desenvolver anúncios por meio do Google Adwords é uma interessante estratégia para alcançar esse objetivo. Por isso, neste post, compartilhamos um guia simples de como utilizar a ferramenta para promover seu aplicativo. Confira!

 

Por que o Google Adwords

O Google Adwords é o serviço de anúncios pagos do Google que, por sua vez, é a ferramenta de busca mais utilizada no Brasil e no mundo.

Ao tentar encontrar algo por meio da internet, a maioria das pessoas em todo o globo recorre ao buscador. E a expectativa de qualquer um é que seu app próprio apareça como destaque no resultado de uma pesquisa online.

Assim, anunciar o aplicativo pelo Adwords é uma forma eficaz de garantir a ele a divulgação de que precisa para o aumento de downloads. Isso porque uma campanha bem feita coloca o anúncio do app no topo dos resultados de busca ou em destaque em conteúdos visualizados pelas pessoas que fazem parte do público de interesse.

Vale ressaltar que a Google decidiu que todas as campanhas feitas pelo Adwords terão apenas um modelo, o universal app campaings (UAC) ou campanhas universais para apps. A mudança faz com que uma mesma campanha alcance usuários que acessem o próprio buscador e também o YouTube o Google Play.

 

Como criar uma campanha com o Google Adwords

Antes de criar uma campanha no Google Adwords, é preciso ter o material a ser utilizado em seu anúncio (como textos, imagens e vídeos). Além disso, precisa definir outras variáveis como o público que deseja alcançar e quanto deseja investir a cada etapa da campanha.

A partir daí, é possível partir para a criação no Adwords e, para tal, é preciso:

  • Criar sua conta no Google Adwords;
  • Clicar em “Campanhas” no menu e adicionar a opção “universal para apps”;
  • Definir a plataforma;
  • Informar o nome do seu aplicativo criado junto à empresa desenvolvedora de software;
  • Digitar o nome da campanha;
  • Incluir até quatro frases não relacionadas — elas serão apresentadas de forma alternada e aleatória nos anúncios;
  • Incluir a imagem ou vídeo definido para a campanha;
  • Conferir e atualizar as configurações de idioma para adequá-lo ao público alvo;
  • Em “otimização”, opte pela operação de “volume de instalações”, que objetiva aumentar os downloads do aplicativo;
  • Defina os lances e metas. O sistema se encarrega de fazer ajustes de modo que a frase de melhor desempenho apareça com mais frequência nos anúncios;
  • Selecione seu público alvo, o valor máximo que deseja destinar a cada instalação (CPI) e o seu orçamento diário;
  • Salve a campanha e estará pronta!

Dicas para o sucesso da divulgação do app

Para que sua campanha tenha sucesso, é preciso desenvolvê-la com objetivos claros, investimentos e metas bem definidos. Vale saber também que fazer bom proveito do Adwords envolve a realização de testes e o monitoramento de resultados para entender qual anúncio funciona melhor.

À medida que roda, a campanha se torna mais eficaz para alcançar o público correto (o que reduz o custo por instalação). Para ajudar, você pode incluir palavras-chave que contribuam para dar destaque à solução ou às funcionalidades criadas pela empresa de desenvolvimento de software para o seu app.

Além disso, é preciso entender que a criatividade no texto do anúncio, bem como o uso de imagens ou vídeos de qualidade também são fatores determinantes para realmente atrair a atenção e gerar downloads.

Por fim, é importante rastrear as conversões e contar com dados (como os fornecidos pelo Google Analytics) que ajudem a compreender o comportamento de busca do usuário até o momento em que baixa o app.

Dessa forma, você terá cada vez mais insumo para criar campanhas de sucesso, aumentar os downloads e fazer valer o investimento no desenvolvimento de software próprio.

Você já desenvolveu alguma campanha para divulgar seu app? Compartilhe sua experiência nos comentários!