Para dar uma noção do potencial do blockchain, até 2020, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) global será armazenado nesta tecnologia (banco de dados formado por cadeias de blocos projetadas para evitar modificações após a publicação de um dado), de acordo com os dados do WEF.

Os principais players do mundo financeiro estão investindo seus recursos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), bem como em alianças estratégicas para adotar esta tecnologia e aproveitar as vantagens de usá-la antes dos outros. “O Blockchain está emergindo mundialmente como uma tendência disruptiva de vários processos operacionais no setor de serviços financeiros, o que está reenergizando o ecossistema do setor “, de acordo com a KPMG.

Além disso, o uso do blockchain não se limita à troca de informações, pois pode ser usado para quaisquer títulos com valor, tais como ações, diamantes, música, arte ou até mesmo em descobertas científicas. Resumindo, em tudo que possa ser gravado e armazenado com segurança.

Uma das áreas que se apresenta como uma oportunidade em economias emergentes, empresas no começo das operações, traders de capital privado (capital de risco) e instituições financeiras tradicionais (bancos) é a gestão de remessas e pagamentos no exterior e a segurança na web. O Blockchain permitiria que a execução desses processos fosse realizada de forma mais eficiente, transparente e segura para todos os usuários.

Confira 4 vantagens para as empresas com o uso de blockchain:

  • Eficiência: economia nos custos pós-transação, o que torna os processos de reconciliação da informação mais eficientes entre as contrapartes, auditores e reguladores.
  • Segurança: os logs (registros) distribuídos permitem a verificação de transações online e a colaboração em diferentes nodes garante a autenticidade.
  • Transparência: as identidades dos usuários de cadeias de blocos são protegidas criptograficamente, além disso, o sistema é completamente transparente.
  • Acessibilidade: é uma plataforma pública, portanto, qualquer usuário autorizado pode obter uma cópia do registro.

Desafios atuais

O Blockchain ainda tem que superar vários desafios, como a escalabilidade de suas soluções, tempos de resposta e segurança, antes de ser usado nas práticas comuns das organizações. Entretanto, é uma questão que já está sendo abordada pelos reguladores da maioria países do mundo com o objetivo de obter uma compreensão, contextualização e emissão de normas que regulam seu uso.

Neste sentido, talvez o exemplo mais esclarecedor, onde várias autoridades financeiras estão envolvidas, é no caso do uso de criptomoedas, como o bitcoin, que usam a cadeia de blocos para dar suporte à sua operação.

Independentemente do rebuliço criado em torno desta tecnologia, é importante notar que a atual concentração de desenvolvimentos está ainda em fase experimental e de avaliação da escalabilidade dos casos e usos que estão sendo propostos.

A conseqüência final da cadeia de blocos ainda não foi totalmente visualizada. Mesmo assim, a atenção que as instituições estão dando à tecnologia é notável e indica o potencial sucesso que está por vir.

Embora esta tecnologia ainda faça parte de um novo mundo a explorar, fornece uma ótima oportunidade para que todos os participantes da cadeia de valor do setor financeiro possam recriar seus modelos de negócios e obter uma vantagem competitiva sobre o resto de seus concorrentes.

Quer ficar por dentro desta e de outras tendências no mundo da tecnologia, não só no que se refere às transações online? Nosso blog sempre publica artigos que versam sobre o que há de mais novo. E se você precisar de mais alguma informação, a Logical Minds está à disposição para ajudar. Até o próximo artigo!

 

OUTRAS NOTÍCIAS