Todas as grandes empresas com representatividade em seus segmentos realizam há muitos anos o outsourcing, principalmente na área de TI. Este formato de administração está se tornando prática corriqueira em pequenas e médias empresas também, e está se espalhando para outras áreas como telecom, marketing, engenharia e judicial.

Embora muitos digam que a maior motivação é a redução de custos, na realidade a preocupação maior dos empresários é manter a visão dos seus funcionários concentrada no core business. O que causa esse entendimento cruzado é que a maioria dos benefícios gerados pelo outsourcing também culminam na redução de custos, mas não é o foco principal. Vamos explicar:

Gestão Operacional – Outsourcing de Infraestrutura de TI

Ao fazer o outsourcing de infraestrutura de TI, não se ganha somente em gastos, mas na simplificação e agilidade dos processos operacionais e a tranquilidade em deixar nas mãos dos especialistas, que irão cuidar diariamente de processos difíceis e morosos como Service Desk, manutenção, operabilidade e backup de servidores, inventariado e aquisição do parque de máquinas, servidores e demais equipamentos da empresa.

Projetos de TI – Conhecimento e Cultura da empresa

Um dos maiores benefícios na terceirização de projetos e processos de sistemas é a aprimoração do conhecimento que se adquire por convivência entre os funcionários e os terceirizados. Sua empresa ganha tempo e dinheiro ao não precisar treinar os funcionários internos, e também há a possibilidade de utilizar os terceirizados para atuarem como multiplicadores de conhecimento.

Se isso estiver proposto no contrato de outsourcing todos ganham e aprendem mais – e sua empresa ainda ganha maior autoridade no mercado. Sim, também temos problemas negativos com esse convívio, mas o RH deve sempre ser envolvido, pois pode e deve promover a sinergia entre funcionários e colaboradores.

Recursos humanos

A área de RH tem muita dificuldade em encontrar e atrair bons candidatos, principalmente se a sua empresa não tem como foco a expertise em TI. Também não tem muito sentido encontrar, contratar e treinar um funcionário para projetos temporários, por exemplo. E, se o especialista não estiver de acordo com o perfil da sua empresa, é fácil trocar o recurso com a empresa terceirizada.

Afinal, quando se faz um contrato de outsourcing, a sua empresa não tem responsabilidade direta com os recursos, e a responsabilidade trabalhista fica a cargo da terceirizada.

Gestão de Projetos

Comecemos com um exemplo: uma grande empresa de telefonia móvel precisa implantar o sistema 4G no Brasil. Faltam torres de celular para que a cobertura seja completa. A empresa então faz um contrato de outsourcing para que toda a gestão da Engenharia Civil, do processo de Acquisition até a construção em si ou negociação das torres com outras operadoras. O foco da empresa não é construir torres, mas é uma parte crucial do negócio.

Ao realizar um grande projeto como este exemplo ou se você está pensando em terceirizar seu departamento de logística, é importante que a empresa seja uma expert no assunto e que a sua empresa monitore de perto todo o processo para, para garantir sucesso na empreitada.

Mas o que se ganha realmente aqui? Seus empregados continuam no seu foco principal, sem sobrecarga de atividades e sem precisar contratar uma equipe completa de especialistas das mais diversas áreas. Como seu negócio não parou, seu ROI só aumentou, principalmente após a implantação do projeto.

Um contrato de outsourcing deve ser tratado como uma ferramenta de gestão, onde a redução de custo seja algo embutido na estratégia geral da empresa, nunca o único benefício.

Por isso, faça um bom planejamento dos projetos e contrate uma empresa séria e competente para realizar seus projetos ou serviços enquanto você foca no seu core business! Gostou das informações? Então compartilhe este post em suas mídias sociais!

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