,

Tecnologia no Transporte de Cargas: Você está fazendo isso certo?

O uso da tecnologia no transporte de cargas tem sido um grande diferencial para gerar competitividade no setor. O fortalecimento de ferramentas de gestão próprias para este segmento de mercado contribui diretamente para elevar os lucros e manter a saúde financeira das empresas.

Dentre as soluções em gestão logística de fretes, podemos citar como as mais importantes o TMS, o WMS, o rastreamento e a roteirização. Neste post, você vai saber o que essas ferramentas podem fazer por você. Seguimos?

TMS – Sistema de Gerenciamento de Transportes

Lidar com vários tipos de cargas, veículos e destinos diariamente tem um alto nível de dificuldade. O planejamento dos transportes deve ser o mais eficaz possível visando maximizar sua margem de lucro.

Se deixado nas mãos de um profissional sem o auxílio de qualquer ferramenta tecnológica, o gerenciamento de transportes está sujeito às falhas humanas normais, como preferência por rotas conhecidas, esquecimento de uma etapa do processo e até precificação incorreta.

Com a ajuda de um software de gestão logística, você não corre esse perigo. Todos os parâmetros são inseridos no sistema e ele mesmo calcula custos, distâncias, emite relatórios, seleciona as informações e dá o suporte para um transporte mais competitivo.

WMS – Sistema de Gerenciamento de Armazéns

A segunda tecnologia no transporte de cargas que você não pode deixar de considerar é o WMS, solução que permite controlar toda a movimentação de mercadorias dentro do seu armazém.

Do recebimento de cargas até a entrega ao cliente final, você pode prever e planejar sua operação com maior eficiência, ganhando em qualidade, satisfação e retorno sobre o investimento.

Roteirização

A roteirização impacta diretamente na performance da sua transportadora, o que se reflete em satisfação dos clientes e redução de custos operacionais, se ela estiver sendo feita da maneira correta.

Uma ferramenta de roteirização auxilia a identificar qual é o melhor veículo para cada tipo de carga, considerando fatores que limitam o transporte, tais como: metragem cúbica da carga, peso e valor a ser transportado.

Outra questão de suma importância que pode ser resolvida com um sistema de roteirização é o deslocamento dos seus veículos, já que determinadas cargas e veículos só podem trafegar em horários específicos tanto no trajeto urbano quanto nas rodovias.

Por fim, um roteirizador também considera a montagem da sua carga dentro do veículo de transporte, tendo em conta a prioridade das entregas e a ordem de carregamento, o que se refletirá em maior eficiência no momento de distribuir os produtos entre os consumidores finais.

Rastreamento

Manter a carga em segurança é uma das maiores preocupações das transportadoras, certo? Não é difícil ouvirmos experiências com roubos e assaltos, carrocerias tombadas e prejuízos. É por essa razão que sempre devemos ter seguros condizentes com os produtos que estão sendo transportados.

Mas, além disso, um mecanismo de segurança que pode e deve ser utilizado é o rastreamento dos produtos via dispositivo mobile. Com a tecnologia certa, você sabe onde a carga está, se ela já foi entregue ou não, quando será a nova tentativa de entrega, se houve alguma avaria no transporte, ou o tempo previsto para que ela seja entregue ao destinatário.

Uma vez que a entrega tenha sido realizada, você tem acesso ao comprovante de entrega on-line, em tempo real, o que facilita e agiliza o controle da sua transportadora e aumenta a segurança sobre os produtos transportados.

E aí, você está usando a tecnologia no transporte de cargas corretamente? Precisa de uma solução personalizada para o seu negócio? Entre em contato!