Supply Chain Management: a importância da integração da cadeia logística

Como é a  gestão da cadeia de suprimentos na logística de sua empresa? Essa é uma questão de fundamental importância para os negócios. Afinal, além de manter o relacionamento com os clientes, é preciso organizar toda a parte dos fornecedores para que a organização alcance seus objetivos.

Também conhecida como Supply Chain Management (SCM), a gestão da cadeia de suprimentos vai fazer com que tudo funcione perfeitamente: do armazenamento da matéria-prima à entrega final do produto. E ainda: vai otimizar todos os processos, reduzindo custos.

Então, se essa gestão estratégica da cadeia de suprimentos ainda não for uma realidade em sua organização, não perca mais tempo!

Neste post, vamos falar exatamente sobre a importância dessa integração da cadeia logística para o sucesso da sua empresa.

Boa leitura!

 

#Saiba o que é Supply Chain Management (SCM)

O termo Supply Chain, em inglês, é o mesmo que cadeia de suprimentos.

A gestão da cadeia de suprimentos, portanto, significa a organização e o planejamento de uma rede interligada de negócios: desde o armazém até a entrega final.

Em outras palavras, a cadeia de suprimentos alinha/sincroniza todas as atividades de logística dos processos de compra, armazenamento, embalagem, transporte e distribuição. É importante ressaltar que ela também pode representar o planejamento estratégico de fluxos de serviços, finanças ou informações de uma empresa e não só o de matéria-prima.

Assim, uma boa gestão da cadeia de suprimentos traz uma série de vantagens para as empresas, sendo a satisfação dos clientes a maior delas, uma vez que tudo será feito da melhor forma possível: entregas no prazo, na quantidade certa etc.

 

As métricas de TI são fundamentais para entender onde sua empresa está acertando ou errando. Entenda como usá-las! Baixe grátis o ebook.

 

 

#Como funciona a gestão da cadeia de suprimentos ou Supply Chain Management (SCM)?

Com foto em qualidade, otimização e redução de custos, é feita uma integração de todas as etapas da cadeia de suprimentos, oferecendo ao cliente o produto de acordo com sua expectativa.

A falta de planejamento é o maior problema de uma cadeia de suprimentos. Mas quando a gestão é feita de forma assertiva todos os processos são organizados por meio de métodos que minimizam os erros, evitando riscos para as organizações.

Vale frisar que essa integração só ocorre de fato com o envolvimento e esforço conjunto de todos os setores da empresa. Muito além de organizar fluxos de atividades e processos, é preciso compartilhar informações estratégicas, bem como adotar políticas conjuntas de compliance.

 

#Quais são as principais vantagens da gestão da cadeia de suprimentos ou Supply Chain Management (SCM)?

Além da satisfação do cliente, uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos traz inúmeras vantagens.

Algumas delas são:

  • Mais segurança e agilidade na tomada de decisões e nas entregas
  • Mais controle e qualidade no fornecimento (seleção de fornecedores)
  • Integração de todas as áreas e fluxos de atividades da empresa (mapeamento dos processos)
  • Organização das compras de materiais e insumos
  • Controle total da produção
  • Controle do transporte e entrega
  • Automatização de processos (minimizando erros e retrabalho)
  • Redução de estoque devido ao maior planejamento
  • Controle e redução de custos

#Tecnologia na gestão da cadeia de suprimentos ou Supply Chain Management (SCM)

Você sabia que o uso de um software de gestão, o ERP, auxilia todos esses processos que precisam estar integrados e que já citamos anteriormente neste post?

Mas, atenção, para obter mais eficiência e agilidade em seus processos, é essencial que sua empresa tenha um único sistema de gestão para a cadeia de suprimentos.

O investimento no software ERP é, portanto, indispensável à gestão estratégica da cadeia de suprimentos.

Agora que você já sabe tudo sobre a gestão da cadeia de suprimentos, não restam dúvidas que ela deve ser implementada em sua empresa para que seus objetivos sejam alcançados, não é mesmo?

Assim, a cadeia logística passa a ser um diferencial competitivo do seu negócio, não é mesmo?

Afinal, estamos falando, além de vários benefícios, de redução de custos e entregas no prazo – o que corresponde à satisfação do cliente lá na ponta dessa cadeia.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato conosco. A Logical Minds tem a solução personalizada para a sua empresa.

Ou comente aqui como sua empresa tem lidado com essa gestão da cadeia de suprimentos ou Supply Chain Management (SCM).