(11) 2548-4603

Strategic Outsourcing como ferramenta de mudança

Para que uma empresa consiga atingir seus objetivos, aumente lucros e reduza custos, é preciso realizar uma gestão estratégica de recursos. Nesse contexto, Strategic Outsourcing pode ser uma importante ferramenta na implementação de mudanças práticas dentro da organização.

Se você ainda não está familiarizado com esse conceito, chegou ao lugar certo! Nesse artigo explicaremos o que é o outsourcing de infraestrutura de TI e como ele será fundamental para melhorar os resultados financeiros de sua empresa. Continue lendo e lembre-se de deixar um comentário ao final do artigo!

O que é outsourcing

Outsourcing é um termo da língua inglesa comumente traduzido para o português como terceirização. Aqui no blog já falamos sobre o conceito de outsourcing e o valor que ele pode gerar para o seu negócio, por isso nesse artigo focaremos em como ele pode mudar a realidade do seu negócio.

Foco em inovação

De acordo com o porte da empresa, a área de Tecnologia da Informação pode ser extremamente complexa, envolvendo um sem número de processos e aparatos tecnológicos fundamentais para que os colaboradores possam exercer suas funções amparados por um back office eficiente.

A terceirização permite que os gestores da área de TI foquem apenas no que é relevante, como a inovação. Dessa maneira o strategic outsourcing permite que eles invistam sua energia em soluções inteligentes, deixando que os problemas e desafios do dia a dia sejam solucionados por uma empresa especializada.

Velocidade de resposta

Outro ponto muito importante do strategic outsourcing é a capacidade de responder às demandas — internas e externas — com maior rapidez e eficiência. Vamos supor que a empresa acabou de fechar um grande contrato e precisará contratar muitos profissionais para diversas áreas.

Nesse contexto é fundamental que o setor de TI — e suas diversas áreas internas — estejam preparados para atender as demandas que surgirem. Desde as compras de hardware até a implementação dos softwares, contar com uma empresa terceirizada facilita a implementação e o controle desse processo.

Foco no resultado

Uma empresa terceirizada sabe que pode perder o contrato a qualquer momento para um concorrente. Nesse contexto, seu papel como gestor passa a ser avaliar os resultados gerados por ela a fim de definir se os resultados gerados são ou não satisfatórios para a organização como um todo.

Esse movimento mercadológico faz com que as empresas terceirizadas busquem mão de obra qualificada e, também, tragam técnicas, softwares e práticas inovadoras que seriam muito caras ou até mesmo inviáveis para um setor interno da empresa.

Gestão eficiente de equipe

O outsourcing de infraestrutura de TI permite, também, que se faça uma gestão eficiente das equipes, trazendo mais pessoas quando necessário e diminuindo o volume de trabalhadores quando a demanda não justifica uma equipe completa.

Além de baratear o processo, essa gestão é fundamental para que você consiga otimizar os recursos disponíveis ao longo do ano, prevendo custos e conseguindo conciliar os gastos com outras necessidades da empresa. Tal flexibilidade não existe no formato tradicional de contratação.

Continuidade dos projetos

Um problema muito comum nas empresas é a alta rotatividade de pessoal. Isso traz diversos prejuízos, como atraso na entrega de tarefas, grandes investimentos em recrutamento — com entrevistas e treinamentos — e uma eterna busca por mão de obra qualificada.

Uma empresa terceirizada é responsável por manter a continuidade dos projetos, independentemente dos custos com rotatividade e mão de obra. Além de garantir a entrega das tarefas, esse será um problema a menos para os gestores da área de TI resolverem, permitindo que foquem no que realmente importa.

E você, já investiu em strategic outsourcing? Compartilhe suas experiências com nossos leitores nos comentários!