(11) 2548-4603

Soluções em TI para PMEs

Muitas empresas não dão o devido valor ao uso da Tecnologia da Informação em suas rotinas. Os motivos variam: falta de conhecimento, descrédito ou até receio de implementar mudanças em sistemas e processos já consolidados. Mesmo assim, ignorar as facilidades e soluções em TI disponíveis atualmente pode prejudicar a longevidade de um empreendimento.

Naturalmente, sabemos que o momento é de dificuldade, e qualquer iniciativa que represente mais gastos ou investimentos é vista com cuidado. Mas as pequenas e médias empresas (PMEs) também podem entender a implementação de novas tecnologias informáticas como um diferencial competitivo que contribui para administrar os dados ou prestar melhores serviços e, inclusive, tomar melhores decisões estratégicas.

Ou seja, as Tecnologias da atualidade são de extrema importância para o desenvolvimento das PMEs no sentido em que melhoram a produtividade e podem incrementar a capacidade organizacional além de, inclusive, criar novas estratégias mais funcionais para os negócios.

Também é importante perceber as vantagens da relação custo x benefício na hora de investir em TI: as soluções facilitam a administração das informações da companhia e, além disso, oferecem ferramentas bastante eficientes que contribuem para o processamento de dados, comunicação interna e externa.

Barreiras simbólicas

De fato, a maioria dos avanços da sociedade moderna está baseada em novas tecnologias, é natural entender que seu uso em PMEs só tem a contribuir. Mesmo assim, ainda há certas barreiras que impedem o uso mais amplo das tecnologias da informação disponíveis. Entre elas, podemos destacar as principais:

  • Resistência às mudanças;
  • Falta de definição das necessidades específicas e gerais;
  • Carência de Hardware e Softwares;
  • Falta de conhecimento sobre os benefícios.

A simples resistência às mudanças já conforma um problema de ordem simbólica, mas que acaba dificultando a assimilação de novos processos. As equipes, em geral, têm receio de ter que voltar a aprender como conduzir suas rotinas e acabam não percebendo as oportunidades envolvidas na evolução dos processos.

Benefício da TI

Para ilustrar as vantagens de contar com ferramentas atualizadas e adequadas para as necessidades das pequenas e médias empresas, listamos alguns dos benefícios diretos do uso da TI:

  • Redução dos custos operacionais através da melhoria das operações: A substituição de processos manuais é ideal para economizar tempo e diminuir a necessidade de dedicar atenção à busca de informações ou realização de trâmites.
  • Atingir novos mercados e clientes: O uso da internet e de soluções em TI ampliam a clientela, e por um custo relativo bastante baixo, tanto no mercado nacional como fora do Brasil.
  • Facilita os negócios: Desenvolver soluções em TI deixa a tarefa de encontrar clientes mais fácil e agiliza a execução das tarefas. Além disso, agrega valor à marca já que demonstra que o empreendimento está alinhado com as novidades e facilidades em tecnologia.

A TI só tem a contribuir para as PMEs e cumprem um papel fundamental na operação dessas companhias. Permitem brindar melhores serviços e facililtar a comunicação, além de agregar valor às propostas disponíveis. A empresa, como um todo, tem sua rotina melhorada e assim libera-se tempo para que se dediquem com mais intensidade a seu core business, independente do setor.

E, de fato, PMEs que ainda não incorporaram o uso e os benefícios da TI na hora de se posicionar no mercado tendem a perder espaço para as empresas que já contam com estas tecnologias e que acabam, por consequência, sendo mais vantajosas em termos de competitividade.

Para ter uma ideia de recursos disponíveis para empresas que queiram investir em TI, você pode conferir os diversos serviços que a Logical Minds oferece. Estamos à disposição para entender suas dificuldades e criar as soluções necessárias para a otimização de suas operações.