,

Software de Logística: 5 Dicas para Empresas de Transporte

Mais do que uma atividade operacional, a logística é uma atividade estratégica para empresas de transporte. Você não deve se preocupar somente com a operação, mas, principalmente, com a gestão do transporte.

Um TMS – Sistema de Gestão de Transportes permite que você gerencie toda a cadeia de valor da empresa, desde a expedição das cargas até o momento em que elas são entregues ao destinatário final.

Gestão de Fretes

Ao adquirir um software de logística, você terá capacidade para monitorar os valores de frete contratado, comparar frete previsto X frete realizado, e, também, receber e enviar informações com agilidade e eficiência, ganhando maior velocidade nas negociações com fornecedores.

Uma operação mais veloz e com menos possibilidades de falhas traz redução de custos e maior lucratividade para a empresa, na medida em que você pode conferir os dados de forma automatizada e detectar erros em tempo de solucioná-los antes de qualquer consequência prejudicial aos negócios, como o pagamento de impostos indevidos.

Controle de rotas e monitoramento de entregas

Dizem que a menor distância entre dois pontos é uma reta, mas, com as estradas brasileiras, dificilmente você terá uma rota tão atrativa para a distribuição de produtos.

É aqui que o planejamento e controle de rotas entra. No software de logística você pode analisar quais são as rotas mais interessantes sob diversos aspectos, como: menor distância, menos pedágios ou então estradas melhores. Com as opções em vista, é só escolher a mais adequada ao seu momento.

Na sequência, utilizando as tecnologias certas, você pode monitorar todo o deslocamento da sua carga até o destino final, inclusive em operações de frete fracionado.

Essas tecnologias contribuem ainda para reduzir os desperdícios na distribuição de mercadorias, já que é você quem está no controle, tendo as quilometragens certas e os respectivos valores monitorados via sistema.

Agendamento de entregas

Empresas que trabalham com frete fracionado e dependem da consolidação de cargas para otimizarem custos de transporte podem se valer um software de logística para empresas de transporte para fazerem uma análise mais apurada das demandas e assim criarem um sistema de agendamento de entregas.

Como a consolidação de cargas demora um certo tempo, parte das entregas podem ter o prazo estendido, o que afeta a satisfação do consumidor final. No entanto, se você oferece a opção de agendamento, este fator, que poderia ser visto como negativo, se torna positivo para ambos lados.

O cliente sabe exatamente o dia em que receberá a mercadoria, podendo planejar-se de antemão. Você terá mais tempo para reunir o volume necessário para fechar a carga e também poderá planejar com maior precisão as rotas de distribuição.

Gestão de ocorrências

Ninguém está livre de um imprevisto, como entregas atrasadas, produtos avariados ou cliente indisponível no momento da entrega. Para todas essas ocorrências, você pode utilizar aplicativos para dispositivos móveis a fim de gerenciar as exceções.

Com simples e poucos toques, o entregador pode informar qualquer tipo de ocorrência e atualizar o sistema de rastreamento de mercadorias, disponibilizando a informação para todos os envolvidos no processo.

Ficam preservados embarcador, empresa de transporte, responsável pela entrega e até o cliente final, que pode consultar o status do pedido a qualquer momento.

Auditorias

Um software de gestão logística também pode ser seu maior aliado na realização de auditorias em faturas, CTes e NF-es. No momento da importação dos dados, o sistema faz automaticamente uma varredura em todas as informações e aponta qualquer tipo de dissonância que possa afetar sua empresa.

Eliminado qualquer risco à operação, você agiliza os processos internos, garante maior produtividade à sua equipe e escala sua capacidade de atendimento a novos clientes.

Seu negócio está pronto para um TMS? Conte pra gente!