(11) 2548-4603
A gestão logística é a alma do negócio de uma loja virtual. Confira o post de hoje no blog e conheça as vantagens de controlar o estoque!

Saiba como controlar o estoque de lojas virtuais

O lucro e o prejuízo das organizações têm relação direta com a sua gestão de estoque.

O controle do estoque de lojas virtuais, portanto, é sempre um desafio uma vez que ele pode ser responsável pelo sucesso e futuro do negócio. Afinal, estamos falando de dinheiro.

Então, para que a sua empresa tenha uma correta organização, é preciso investir em um sistema personalizado que integre e interaja com todas as áreas do seu negócio. Essa ferramenta estratégica de planejamento e controle garante segurança, agilidade,  economia – ao otimizar custos e evitar perdas – e melhoria no atendimento ao cliente.

Que tal entender melhor sobre como controlar o estoque de lojas virtuais e planejar desde já uma parceria com uma empresa de desenvolvimento de software que vai te oferecer uma solução personalizada?

Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre esse assunto!

#A importância do controle de estoque

Com um sistema automatizado para centralizar todas as informações do estoque de uma loja virtual, a gestão da empresa passa a ser mais eficiente: todas as áreas usam os dados relevantes para definir suas metas.

Entre várias funções, um software de gestão logística específico garante o equilíbrio entre a oferta e a demanda das mercadorias ao indicar a disponibilidade dos produtos e saber a hora certa de renovar os produtos, além de impedir erros como duplicidade, por exemplo.

Integrando todas as operações, de forma ágil e simples, dá para saber fácil quando há itens parados ou quando é preciso investir no produto que tem mais saída. Dessa forma, os setores de Vendas, Logística, Compras e Marketing, por exemplo, trocam informações relevantes e planejam ações estratégicas.

Para que essa integração seja feita, as empresas especializadas usam, por exemplo, o sistema de informação ERP ( enterprise resources planning ) que conecta os softwares de cada setor a um único banco de dados.

Leia mais sobre a importância dos sistemas customizados.

#As vantagens de um sistema de controle de estoque

Você já leu até aqui sobre a importância desse sistema que torna a empresa mais competitiva.

Agora vamos destacar quais são vantagens do controle de estoque para a sua loja virtual. São elas:

  • Segurança nas informações
  • Controle de dados
  • Integração com todas as áreas da empresa
  • Gestão mais eficiente
  • Mais produtividade
  • Agilidade
  • Redução de custos (economia)
  • Otimização de processos
  • Prevenção de erros
  • Aumento de qualidade no serviço prestado
  • Evita o retrabalho
  • Estratégias assertivas

#Como controlar o estoque

E se a sua loja virtual ainda não tem um sistema completo e eficiente como esse, por onde começar? É que o que vamos explicar nas dicas a seguir.

1. Tenha um software de gestão de estoque

Contrate uma empresa específica para encontrar uma solução customizada para o perfil do seu negócio e integrar todos os processos: você vai ter em mãos o controle e a gestão de todos as etapas.

2. Analise e planeje o seu negócio

Uma gestão eficaz começa pelo conhecimento a fundo do próprio negócio. Quais produtos serão comercializados? Qual é o público-alvo? Quais são as diretrizes da empresa?

Depois de responder a essas perguntas, é hora de planejar como tudo será realizado: desde o atendimento, passando pela venda e  entrega da mercadoria ao pós-vendas.

3. Organize o estoque físico

Os produtos precisam ser encontrados com agilidade. Não adianta investir em tecnologia, sem ter um estoque físico também extremamente organizado.

4. Defina metas e objetivos

Para obter o sucesso e garantir o resultado esperado, é imprescindível ter os objetivos e metas bem definidos. Qual patamar sua empresa quer atingir?

E mais: sua empresa está preparada para esse crescimento? Faça essa reflexão e, e caso ainda não tenha, busque a gestão logística para o estoque de sua loja virtual! É o melhor investimento no futuro da organização.

Afinal, a logística deve ser o principal foco de toda loja virtual uma vez que a garantia de distribuição eficiente de seu produto é a alma do negócio da empresa.

Ainda tem alguma dúvida sobre como controlar o estoque de sua loja virtual? Deixe o seu comentário!