(11) 2548-4603

Qual é o papel do outsourcing de infraestrutura de TI?

Investir em infraestrutura de TI envolve a contratação de equipe especializada, aquisição de hardware, licenças e softwares, instrumentos e gestores para gerir o desempenho operacional, manutenção e atualização do parque de servidores e demais equipamentos e outras atividades que custam muito tempo e dinheiro e desviam a atenção ao que interessa: o core business.

Pensando nessas atividades, delegar a terceiros é sem dúvida a melhor forma de garantir uma infraestrutura adequada. Existem muitos benefícios nesta parceria e muitas responsabilidades também que as empresas de outsourcing de infraestrutura de TI precisam prover. Vejamos algumas:

Otimização operacional

Problemas cotidianos de uma TI tais como paradas inesperadas, panes nos equipamentos, lentidão na rede, manutenção de acessos, atualização de equipamentos e queda de links geram custos, principalmente se não houver um time especializado para resolver todas os problemas.

O outsourcing de infraestrutura de TI precisa otimizar não só a gestão como criar uma forma contratual de pagamento mensal fixo para cobrir todos os gastos. E você ganha em facilidades técnicas e ainda economiza dinheiro.

Segurança

As empresas de outsourcing de infraestrutura de TI precisam fornecer segurança de rede, manutenção dos dados, proteção contra hackers e vírus, garantir a disponibilidade do sistema e prover soluções. É necessário analisar qual é a forma mais eficiente à companhia, definindo também a infraestrutura dos dados: in house, na consultoria ou nas nuvens.

Escalabilidade

Acreditamos que todo negócio tem a perspectiva de crescimento e nada mais correto do que a terceirizada prover escalabilidade, que é a capacidade de provisionar e aumentar o crescimento dos sistemas e soluções. Essa questão também deve ser considerada ao realizar outsourcing de logística para a indústria, já que ajuda na expansão para outras regiões e a solução deve conseguir acompanhar essa evolução.

Produtividade

As consultorias de TI precisam contar com equipes de analistas e técnicos capazes de atuar com alta performance e flexibilidade a fim de reduzir o tempo de resposta a solicitações de usuários e demais tratativas de problemas. A agilidade nesse processo tem o objetivo de aumentar a produtividade e, consequentemente, o aumento na lucratividade e na qualidade do serviço.

Inovação

Além do compromisso em manter todo o parque de máquinas atualizado, o negócio principal do outsourcing de infraestrutura de TI é a própria tecnologia e, portanto, é o caminho natural buscar novas soluções e acompanhar as tendências do mercado. É possível estabelecer uma parceria de investimento constante em inovação, garantindo assim a evolução dos negócios para as duas empresas.

Economia de tempo

Permitir aos gestores que cuidem de assuntos de sua competência e expertise, como por exemplo, as tomadas de decisões críticas, aumento da produção e criação de novos produtos. Terceirizar os ativos e os serviços de infraestrutura de TI significa deixar sob a responsabilidade de quem entende, e deixar os gestores somente como facilitadores da gestão através do SLA definida.

Tenha sempre em mente que o outsourcing de infraestrutura de TI precisa ser uma decisão estratégica e a chave do sucesso é ter as ferramentas adequadas e as pessoas certas no lugar certo para gerenciar eficazmente os serviços de infraestrutura e logística.

Conseguimos esclarecer a questão? Gostou? Compartilhe então em suas redes sociais! Para manter-se sempre atualizado, assine a nossa newsletter.