,

Pequenas empresas também devem se preocupar com a transformação digital. Entenda!

No post anterior, falamos sobre o que é transformação digital  e de seus impactos no universo corporativo. Mas será que apenas megacorporações devem se preocupar em oferecer uma experiência diferenciada aos clientes?

A resposta é não. As pequenas empresas também devem se preocupar com a transformação digital, afinal, elas representam 98,5% dos empreendimentos no país e empregam mais de 70% da população. Com tamanha representatividade, podemos dizer que são elas que oferecem a maior parte de produtos e serviços aos consumidores.

Nesse sentido, evoluir juntamente com as novas tecnologias se faz necessário para crescer de forma sustentável e alcançar novos mercados, mantendo um público fiel e engajado com a sua marca.

A seguir, você confere os motivos pelos quais você deve se preocupar com os impactos da transformação digital nas pequenas empresas:

Competitividade

O principal motivo para tornar-se uma empresa digital é garantir seu lugar no mercado. Enquanto as grandes corporações são complexas e morosas em processos, um pequeno empreendimento pode ser veloz e flexível, adaptando-se rapidamente às nuances do mercado.

É por esse motivo que várias startups nascem e crescem rapidamente. De olho nas possibilidades que a tecnologia traz, empreendedores investem em formas inovadoras de trabalho, estabelecendo redes de profissionais ao invés de estruturas físicas de alto custo.

Produtividade

Competir com os grandes não é nada fácil, porém, não é impossível. Usando recursos como computação na nuvem, você pode facilitar a interação entre colaboradores, criar ambientes em que todos contribuam em tempo real para projetos e armazenar os dados de forma segura sem precisar investir muito nisso.

A base de muitas empresas que operam integralmente no universo digital está na internet, que oferece uma gama enorme de ferramentas para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade das entregas para os clientes.

É o caso de empresas que oferecem softwares como serviço (SaaS). A plataforma é criada para operar totalmente on-line, o que facilita a adesão de novos clientes, a escalabilidade dos negócios e também a mobilidade corporativa, essencial para o incremento da produtividade.

Custos

Todo empreendedor sabe muito bem quanto custa manter uma empresa em pleno funcionamento. Até os menores empreendimentos requerem certa infraestrutura, contratação de pessoas e pagamento de impostos, sem falar na aquisição de equipamentos, tecnologias e insumos.

A digitalização das empresas traz consigo recursos que permitem reduzir os custos corporativos e com isso aumentar a rentabilidade do negócio. Por exemplo, no atendimento ao cliente.

Antes, era preciso ter uma linha telefônica disponível, quando não várias, assim como pessoas qualificadas para prestar o atendimento. Hoje, é possível fazer uso de redes sociais como plataformas de SAC, assim como de mensageiros instantâneos, os quais dependem unicamente de uma conexão com a internet.

Podemos ir além e integrar chatbots aos mensageiros, automatizando respostas frequentes e melhorando o tempo de resposta ao consumidor.

Como você pode perceber, os impactos da transformação digital nas pequenas empresas são positivos, pois possibilitam maior competitividade, produtividade e rentabilidade aos negócios. Se você ainda não optou por tornar sua empresa digital, está na hora de pensar nisso com mais atenção e buscar um parceiro de negócio que o ajude nessa empreitada.

Quer saber mais sobre transformação digital? Assine nossa newsletter e não perca os próximos conteúdos!

Linkar para post O que é transformação digital