É provável que você já tenha ouvido falar em outsourcing e em crowdsourcing. Isso porque ambos os conceitos estão em evidência, seja na área de TI ou até mesmo fora dela. Mas, você sabe o que significa cada um deles, quais são as suas diferenças ou como compreendê-los no contexto da Tecnologia da Informação?

Se sua resposta para qualquer uma dessas perguntas foi “não”, este post é para você! Vamos explicar e diferenciar outsourcing de TI e crowdsourcing de TI para que não haja mais dúvidas e para que você saiba as vantagens de cada prática para o seu negócio. Vamos lá?

Outsourcing x crowdsourcing

Antes de mais nada, vale saber que esses conceitos não estão restritos à área da Tecnologia da Informação. Por isso, é interessante começar com uma definição geral de cada um desses termos.

Em tradução literal, a ideia de outsourcing é de uma “fonte externa”. Assim sendo, normalmente, é traduzido para o português como terceirização: a contratação de especialistas para desenvolver determinada área da empresa, tornando o negócio mais eficiente e rentável.

Por sua vez, crowdsourcing é uma junção da ideia de “grupo de pessoas” – crowd – e o conceito de outsourcing. Trata-se, então, de contar com contribuição de um grupo de pessoas, em especial, de uma comunidade on-line, para o desenvolvimento ou solução de determinada tarefa. Desta maneira, crowdsourcing pode ser entendido como uma contribuição colaborativa ou, ainda, como uma colaboração coletiva.

Outsourcing de TI

Outsourcing de TI nada mais é, portanto, do que a terceirização dos serviços de TI de determinada organização. Nesse sentido, a gestão de toda a infraestrutura, controle e manutenção dos sistemas de informação, bem como a contratação de profissionais capacitados para realizar as tarefas, ficam por conta da empresa especializada.

O outsourcing de TI é uma prática que pode ser adotada por organizações de qualquer porte, sendo recomendada, especialmente, para as de médio e grande porte. Isso porque essas organizações lidam diariamente com um volume mais alto de dados e têm uma necessidade ainda maior de contar com um apoio externo para manter seus sistemas a pleno funcionamento e, constantemente, à disposição.

Crowdsourcing de TI e as diferenças

Em TI, o crowdsourcing está relacionado às áreas de programação e avaliação de softwares. Dito isso, já é possível perceber com mais clareza quais as diferenças, em comparação com a prática de outsourcing de TI.

Ainda que ofereça a oportunidade de uma solução coletiva externa para determinada questão, o crowdsourcing de TI não garante que a organização contratante tenha, à sua disposição constante, uma empresa ou equipe de especialistas responsáveis pelo gerenciamento completo do setor.

Isso significa que, no momento de uma demanda, a própria organização precisa se encarregar de encontrar e contatar esse grupo de pessoas que atuará em busca da solução necessária. No outsourcing, a organização não precisa ter essa preocupação, o que possibilita economia de seu tempo e esforços.

Por sua vez, o crowdsourcing pode ser uma prática interessante para organizações que desejam identificar talentos entre os colaboradores, gerar novos conhecimentos e, até mesmo, difundir sua marca.

Gostou do assunto e quer saber mais? Neste outro post, falamos sobre o valor do outsourcing de TI para empresas. Confira!

 

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