Outsourcing de TI: esse é o momento ideal para confiar em um parceiro de negócios?

As empresas seguem investindo em TI mesmo diante de um cenário econômico incerto, é o que mostra uma pesquisa recente da FGV (Fundação Getúlio Vargas). Essa constante evolução dos gastos em tecnologia significa apenas uma coisa: já não podemos viver sem computadores, softwares, hardwares, sistemas e demais tecnologias adjacentes.

Enquanto algumas empresas optam por aumentar a infraestrutura interna, outras preferem o outsourcing de TI. Se você está nessa dúvida, fique conosco e descubra se é o momento ideal para terceirizar a TI da sua organização!

Vale a pena terceirizar a TI da empresa?

Investir no outsourcing de TI pode trazer algumas inseguranças de início, como a questão da confiabilidade do parceiro, a privacidade dos dados e a qualidade do suporte.

Por outro lado, a terceirização traz alívio financeiro para o seu negócio, já que reduz o espaço físico dedicado ao setor e também contribui para a redução das obrigações trabalhistas com a equipe.

A contração de uma empresa especialista em tecnologia da informação agrega valor ao seu negócio na medida em que você pode contar com uma equipe qualificada e multidisciplinar, o que nem sempre é possível manter com um setor próprio.

Você também deve considerar que, enquanto a TI está nas mãos de uma equipe qualificada, é possível focar os esforços da empresa no seu core business e assim escalar seu negócio sem uma preocupação adicional.

Quando terceirizar a TI da empresa vale a pena?

Você pode considerar o outsourcing de TI quando precisar de mão de obra especializada e não a tenha disponível na empresa, como no caso de desenvolvimento de softwares personalizados ou implementação de novas tecnologias.

Outra situação em que a terceirização de TI vale a pena é quando você precisa enxugar os custos operacionais do negócio sem perder a qualidade dos serviços prestados, tanto interna quanto externamente.

A expansão da atividade da empresa pode ser uma justificativa para contratar uma empresa especializada e assim fazer com os negócios sejam escaláveis com o auxílio da tecnologia, organizando processos e tornando-os mais ágeis por meio da automatização.

Buscar constantemente a inovação, melhorando o portfólio de produtos e serviços da organização, também depende do uso de novas tecnologias, justificando-se o outsourcing de TI para o desenvolvimento de projetos ligados ao core business da empresa.

Melhorias no atendimento ao cliente que dependam da implementação de tecnologias como softwares de ERP ou CRM, por exemplo, também são pontos de partida para que você considere a terceirização de TI.

Finalmente, você pode estar pensando em ingressar de uma vez por todas na transformação digital e tornar sua empresa mais competitiva, seja digitalizando suas operações ou mudando seu modelo de negócios.

A terceirização de TI vale a pena sempre que traga vantagens para sua organização, como aumento da produtividade, redução de custos ou valor agregado.

Caso você esteja precisando de ajuda para definir o que é melhor para o futuro da sua empresa, entre em contato conosco!