(11) 2548-4603

O que os CIOs estão falando sobre a transformação digital?

Recursos digitais já permeiam todas as empresas, das micro às multinacionais. No entanto, apenas 4% delas extrai todo o potencial da tecnologia para remodelar negócios, reduzir tarefas repetitivas e acelerar a produtividade.

Na contramão desse cenário, estima-se que os efeitos da transformação digital sejam capazes de gerar uma economia de recursos de 30% a 200% apenas no primeiro ano de implementação das mudanças, algo que poderia alavancar a competitividade de centenas de empresas que se veem estagnadas por processos burocráticos e pouco ágeis.

E o que os CIOs (Chief Information Officers) pensam a respeito?

A transformação digital veio para aprimorar a experiência do cliente

Segundo a PwC, 82% dos executivos de TI acreditam que o papel principal da transformação digital é proporcionar melhores experiências aos consumidores. Isso porque o consumidor atual está cada dia mais exigente na hora de se relacionar com uma marca.

Assim, investimentos em comunicação omnichannel, plataformas colaborativas, recursos de autoatendimento e ferramentas de análise de dados passam a figurar como essenciais na estratégia das organizações, visando sempre conhecer melhor o consumidor e oferecer uma experiência única junto à empresa.

Análise de dados é vital para a transformação digital

Outro pensamento que é unanimidade entre os CIOs é a necessidade de se investir cada vez mais em análise de dados. Uma empresa que não monitora seu desempenho on e off-line, perde chances reais de se destacar no mercado e posicionar-se de maneira mais competitiva.

Por meio do data analytics, é possível otimizar estoques, reduzir custos logísticos, melhorar a performance de vendas, segmentar e personalizar o marketing e ainda descobrir melhores formas de gerenciar as finanças para que haja maior lucratividade.

O que deve ser observado para lograr esses resultados é o uso de tecnologias que permitam coletar, processar, analisar e armazenar dados de fontes diversas, além da capacidade de extrair insights que sirvam para orientar a tomada de decisão.

Outsourcing de TI é fundamental para a transformação digital

A maior preocupação das empresas tem sido a falta de know-how interno para promover as mudanças necessárias para adentrar a transformação digital de uma vez por todas.

Mas quem já está no caminho afirma que a terceirização dos serviços de TI é a melhor forma de aproveitar as consequências da transformação digital, segundo dados da Forrester e Accenture.

O relatório Digital Transformation In The Age Of The Customer revela que 88% das empresas estão usando ao menos um fornecedor de soluções para promover a transformação digital no ambiente corporativo.

A vantagem dessa decisão é ter uma equipe altamente qualificada à disposição sem necessariamente ter que criar um setor de Tecnologia da Informação ou mobilizar a equipe interna para as mudanças necessárias.

Além disso, um olhar externo permite identificar falhas, corrigir processos e tornar a companhia ainda mais ágil e eficiente, o que se reflete em uma melhor experiência tanto de clientes quanto de colaboradores junto à marca.

E você, já está pronto para as consequências da transformação digital? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão o e-book Transformação Digital: como se preparar para ela!