(11) 2548-4603

O papel do arquiteto de soluções:
você sabe o que ele faz?

Todos os anos, uma das principais consultorias americanas, a conceituada Glassdoor, publica o ranking com as 25 profissões que são consideradas as mais promissoras dos Estados Unidos.

Surpreendentemente, ano após ano, o arquiteto de soluções aparece na lista como uma destas carreiras que mais possibilitam ascensão profissional.

Mas, afinal, você sabe o que faz um arquiteto de soluções?

Arquiteto de soluções: conceito

Profissão oriunda do ramo da engenharia e ligada à tecnologia da informação, o arquiteto de soluções é o profissional que define as soluções tecnológicas alinhadas às metas da empresa.

O arquiteto de soluções precisa compreender as demandas do negócio para que possa implantar as melhores soluções digitais para supri-las. Além disso, este profissional é o responsável pela intermediação entre o cliente e as soluções tecnológicas.

O mercado de trabalho para o arquiteto de soluções é bastante amplo. O profissional pode ser encontrado em startups e empresas de pequeno, médio e grande portes.

Nas grandes fusões corporativas, o arquiteto de solução também ganha destaque, pois é ele quem vai promover a integração das diversas competências tecnológicas, permitindo a continuidade dos negócios das empresas envolvidas.

Balanceando as necessidades tecnológicas e as demandas do cliente

Uma das principais vantagens das profissões relacionadas ao segmento de TI é a grande capacidade de se moldarem a evolução constante do mercado, adaptando-se às inovações com maestria e fazendo o contraponto entre as novas soluções e as crescentes demandas dos clientes.

Ademais, o olhar voltado aos negócios permite que este profissional, promova o impulsionamento de investimentos dos recursos com a finalidade de potencializar o sucesso da empresa.

shutterstock_154519763

As características de um bom arquiteto de soluções

Por ser um profissional de alta qualificação, são muitas as características exigidas para que uma pessoa possa integrar uma organização como o arquiteto de soluções.

Uma vasta experiência de atuação em TI, além do conhecimento acadêmico são apenas as bases de um profissional competente.

No entanto, por ocupar uma posição estratégica dentro de uma empresa, o arquiteto de soluções precisa desenvolver suas capacidades humanas a fim de estabelecer relações com os CIOs, CEOs, CFOs e outros gestores da organização.

Ocupando um cargo de liderança, este profissional precisa ter suas aptidões comunicativas sempre em dia, pois precisará expor suas ideias e pensamentos de forma clara e objetiva para as equipes que gerencia.

É necessário que o arquiteto de soluções também apresente as seguintes características:

  • Ser capaz de compreender os aspectos fundamentais da empresa;
  • Ter uma comunicação clara e eficiente e desenvoltura para falar em público;
  • Desenvolver o poder de síntese de ideias, tanto na escrita como na comunicação oral;
  • Atuar como líder, motivando e influenciando positivamente indivíduos e equipes;
  • Ser persistentes na implantação das aplicações padrões de TI;
  • Determinar soluções para todas as exigências do negócio;
  • Atuar como gestor de arquitetura de um plano de projeto de TI e coloca-lo em prática;
  • Ter excelência nas técnicas de modelagem;
  • Ser flexível e possuir ampla experiência nos diferentes tipos de soluções tecnológicas, e
  • Estar sempre atualizado, mostrando conhecimento das principais tendências do segmento de TI.

 

logicalminds0005-ebook-banner_20161011-01