Em um momento onde a tecnologia evolui a passos largos e a procura de dinamismo na escala produtiva é cada vez maior, os empreendimentos têm investido em recursos que permitam o desenvolvimento de softwares mais funcionais e de maior eficiência. Naturalmente, tudo com a menor quantidade de gastos investidos, assim como de tempo.

É exatamente neste contexto onde as ferramentas de automação de deploy ganham mais importância. Quando automatizamos as técnicas relacionadas à infraestrutura e implementação de aplicativos, são exatamente estes processos que vão permitir articular as equipes de desenvolvimento com as de operação. O resultado é a minimização de erros nas fases beta e de deployment, assim como algumas outras vantagens para o setor de tecnologia da informação.

Deployment Automation

Desenvolver uma aplicação é um processo que se subdivide em várias fases: negociar os contratos, montar a equipe, revisar os requisitos, desenvolver a fase de programação, testar e finalmente passar a solução para as mãos do cliente.

Ao fazer uma automação de deploy durante as etapas de desenvolvimento de um aplicativo, automatizamos os processos mais importantes da infraestrutura de TI. Entre eles, podemos citar a instalação do OS (sistema operacional), configurar todos os serviços e também os relacionados à fase de deployment, tais como migrar o banco de dados e proceder com todos os testes necessários.

Para falar de outra maneira, todos os esforços que eram feitos de forma manual pelos times de desenvolvimento e de operação – e não raro, em contextos totalmente separados fisicamente – são executados automaticamente por softwares. Como? Ao configurar scripts próprios para a tarefa.

Benefícios da Automação de deploy

Como sabemos, a maioria dos erros acontece na fase de testes e de deployment de um software. Isso acontece por causa das atividades que são executadas manualmente, além do fato de algumas etapas serem desenvolvidas em ambientes distintos. Logo, automatizar este processo é uma alternativa valiosa para beneficiar os departamentos de TI. Podemos dar uma olhada em algumas das principais vantagens adotar um deploy automatizado.

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Diminuição das falhas e da quantidade de tempo necessário

Quando paramos pra pensar na quantidade de ambientes envolvidos na criação de uma aplicação – desenvolvimento, homologação, pré-produção, quality assurance -, entendemos que a comunicação entre cada um pode criar entraves que dificultem o processo. Quando automatizamos a infraestrutura e a implantação, os erros resultantes do tráfego existente entre estes ambientes diminuem.

A consequência direta é uma significativa baixa de rework e, obviamente, uma quantidade de tempo menor até a entrega final. Para tanto, podem ser consideradas algumas tools de automação de processos. E é mais simples do que parece, com pouco ou quase nenhum esforço, é possível rodar testes com o app, fazer a migração do banco de dados, atualizar sistemas de controle e carregar o código na cloud. O melhor? Tudo isso automaticamente.

Trabalho de Equipe eficiente e com mais qualidade

Qualquer processo que tem a quantidade de falhas diminuída durante a sua execução tende a ser mais eficiente. O que a automação de deploy acarreta, como consequência, é a liberação de um valioso recurso, o tempo, para que as equipes possam se concentrar em aspectos importantes como a criação de novas funções, que muitas vezes são relevadas em função do prazo eminente e as necessidades de correção de erros.

Outro aspecto mais do que interessante é a possibilidade de vários integrantes do team poderem executar o deployment do software. Isso acontece porque o processo de automação não depende dos conhecimentos individuais de cada um, e sim do sistema que é usado para isso, mesmo que os integrantes não saibam, por exemplo, como construir os scripts de automatização.

Para começar a implementar ferramentas de automação de deploy, é necessário investir na capacitação dos profissionais envolvidos nas equipes. Mesmo assim, este ‘gasto’ inicial é automaticamente compensado posteriormente, já que os erros diminuem bastante, os processos funcionam melhor e os prazos de desenvolvimento diminuem. O resultado é uma equipe mais funcional e um cliente satisfeito.

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