(11) 2548-4603

Indicadores de infraestrutura de TI: você sabe quais monitorar?

 

A rotina da equipe de TI é um desafio constante: entre chamados corriqueiros e uma atuação verdadeiramente estratégica, o setor de Tecnologia da Informação passa por diversas situações diariamente.

 

Cabe ao gestor estipular indicadores de infraestrutura de TI que permitam avaliar a eficácia do trabalho da equipe e também as condições dos recursos disponibilizados aos usuários, buscando a melhoria contínua.

 

Neste artigo, abordamos alguns exemplos de indicadores de infraestrutura de TI que você não pode deixar de acompanhar:

 

Disponibilidade da infraestrutura

 

Esse indicador de infraestrutura de TI é um dos mais críticos, foi afeta toda a operação da empresa. Ele é resultado do tempo total que a infraestrutura ficou disponível dividido pelo tempo total que a empresa opera.

 

Digamos que sua empresa opere por 220 horas mensais e que a infraestrutura de TI tenha ficado disponível por 160 horas, tendo apresentado indisponibilidade durante 60 horas no mês. Assim, o indicador de disponibilidade de infraestrutura é de 72%.

 

O ideal é estar sempre acima dos 95%, afinal, quando a infraestrutura de TI deixa de funcionar, a empresa tem prejuízos.

 

Chamados por importância

 

Faz parte da rotina da equipe de TI responder a chamados relacionados a problemas com a infraestrutura. Um caso comum é a indisponibilidade de sistemas ou da própria rede.

 

Acompanhar a importância desses chamados de acordo com o SLA da empresa é fundamental para detectar problemas técnicos que estejam prejudicando a performance empresarial.

 

Digamos que o padrão da sua empresa é ter 5% dos chamados com prioridade alta e que, de repente, esse número tenha subido para 15% nos últimos dois meses.

 

Isso pode indicar que existe um problema de infraestrutura que precisa ser corrigido rapidamente para evitar impactos maiores, como a total parada da operação em virtude de um problema que pode ser solucionado prontamente.

 

Custos de infraestrutura

 

À medida que a tecnologia se tornou indispensável para as organizações, também passou a ser vista como um investimento necessário. No entanto, não significa que deva consumir recursos sem limites.

 

É por esse motivo que um dos indicadores de infraestrutura de TI que você deve acompanhar é o custo de infraestrutura. Afinal, quanto sua empresa gasta para manter a infraestrutura de TI? Os custos têm aumentado ou diminuído nos últimos meses? Por quê?

 

Ter essas respostas permite que você aprenda a otimizar os recursos e aprimorar a infraestrutura de TI de forma ordenada e sustentável.

 

Performance dos servidores

 

Os servidores são parte vital da infraestrutura de TI e a performance dos mesmos influencia diretamente a produtividade da empresa. Diante disso, apresentamos o último dos exemplos de indicadores de infraestrutura de TI do nosso artigo.

 

O papel da equipe de TI é garantir que eles operem 100% do tempo, sem falhas e com a maior velocidade possível.

 

A disponibilidade dos servidores pode ser contabilizada com a mesma fórmula que apresentamos no tópico sobre disponibilidade de infraestrutura. Já a velocidade pode ser monitorada em tempo real com recursos de análise de dados usados pela sua empresa.

 

Como você deve imaginar, um servidor indisponível significa pessoas sem poder trabalhar, por isso, muitas organizações investem em soluções na nuvem, as quais operam por meio de diversos servidores online. Assim os impactos de um possível problema com servidores são reduzidos.

Gostou de saber mais a respeito dos indicadores de infraestrutura de TI? Assine nossa newsletter e confira também os indicadores de desempenho de equipes de TI!