(11) 2548-4603

Indicadores de desempenho de equipe de TI: aprenda a tornar seu time mais produtivo!

Para saber como aumentar a produtividade da equipe de TI é preciso, primeiro, definir quais são as métricas que balizam o trabalho de seu time. Elas podem servir para orientar os gestores nas decisões, pautar as prioridades dos colaboradores e, acima de tudo, mensurar os resultados obtidos com o tempo e dinheiro investido em cada projeto.

Os indicadores de desempenho de equipe de TI funcionam como uma verdadeira bússola, indicando o norte da sua estratégia, apresentando deficiências que você precisa suprir e apontando pontos positivos que devem ser ressaltados.

Quer entender melhor como isso é possível? Então continue lendo e confira alguns dos principais exemplos de indicadores de desempenho de equipe de TI!

Tempo médio de atendimento

Quanto tempo, em média, os técnicos responsáveis pelo suporte dedicam aos clientes? O Tempo Médio de Atendimento (TMA) é muito importante para que você decida, por exemplo, se precisa contratar mais pessoas, realizar um treinamento interno ou investir em conteúdos para auxiliar na utilização de seu produto.

Assim como em outros casos, esse dado é importante sozinho, mas diz muito mais quando analisado em conjunto com outros KPIs. Cruzar o TMA com o custo de colaborador por hora (que falaremos logo abaixo), pode demonstrar se o seu processo de suporte é realmente viável.

Relação de custo por colaborador/hora

Esse custo é um bom exemplo de indicador de desempenho de equipe de TI, uma vez que demonstra quanto cada um dos seus colaboradores custa para a empresa por hora trabalhada. Quando analisado junto ao TMA, por exemplo, determina quanto custa dar suporte aos seus clientes ou usuários.

Além disso, o custo por hora também é fundamental para que você consiga orçar os projetos sem cometer erros e delegar as funções certas para cada profissional. Isso evita, por exemplo, que você deixe tarefas simples nas mãos de profissionais bem remunerados e vice-versa.

Volume de novos chamados

Acompanhar o volume de abertura de chamados também é um importante indicador de desempenho de equipe de TI. Além de demonstrar potenciais problemas no produto, esse dado ilustra se a sua equipe de suporte possui mais ou menos colaboradores que o necessário.

Com o passar do tempo esse dado auxilia na gestão das horas trabalhadas, possibilitando que você controle o banco de horas dos funcionários com maior precisão. Isso porque caso o volume de novos chamados diminua em um determinado momento, você pode liberar parte de sua equipe e equilibrar o controle de ponto.

Reabertura de tickets

Quantos chamados tiveram que ser reabertos por falta de resolução? Essa informação é fundamental para que você descubra problemas em seu produto e em seu time, que vão desde a utilização equivocada de alguma funcionalidade por parte dos usuários até a falta de conhecimento por parte do suporte.

Tal situação é vital para orientar corretamente os gestores, uma vez que aponta a ineficiência de algum processo. Contratar profissionais capacitados, remover ou adicionar funcionalidades e até buscar suporte com algum software de gestão são algumas das decisões amparadas por essa informação.

Esses são apenas alguns dos principais exemplos de indicadores de desempenho de equipe. Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail conteúdos exclusivos, vitais para uma gestão de TI eficiente!

 

Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato conosco!