Gestão de transporte eficiente: 7 práticas para otimizar custos

Otimizar os custos logísticos para uma gestão de transporte eficiente. Esse é o grande objetivo de todas as empresas de transporte!

Afinal, qual empresa não quer reduzir as despesas, aumentar o lucro e melhorar o desempenho do seu negócio?

Mas para alcançar uma operação logística de sucesso, portanto, é preciso adotar algumas medidas que vão aprimorar os resultados e, consequentemente, aumentar a competitividade da empresa.

E os cuidados para a prestação de um serviço de qualidade ao cliente final vão desde traçar a melhor rota até cumprir os prazos de entrega. Para isso, há soluções como software, por exemplo, que são estratégicas para as empresas conseguirem seus resultados esperados.

Pensando nisso, nós preparamos 7 práticas para a sua empresa começar agora mesmo a otimizar custos logísticos em busca de uma gestão de transporte eficiente.

Confira!

Boa leitura!

 

1. Investir em tecnologia

A primeira prática para otimizar custos na gestão de transportes é investir em tecnologia!

A automatização dos processos logísticos promove melhorias nos métodos de trabalho, aumentando a produtividade da equipe que passa a se concentrar em tarefas mais estratégicas.

E esses processos mais eficientes ajudam aumentar os resultados.

Quer saber como?

Com um sistema de gestão eficiente é possível:

  • Reduzir custos
  • Monitorar todo o processo logístico
  • Otimizar rotas
  • Controlar e monitorar o frete
  • Diminuir a incidência de erros, retrabalho
  • Ter relatórios com dados estratégicos para decisões assertivas

Para isso, há softwares como o TMS que fazem todo o gerenciamento do transporte.

A seguir confira as próximas práticas para otimizar os custos e ter uma gestão de transporte mais eficiente.

 

 

2. Planejar ações dentro da gestão logística de transporte

O planejamento de ações é o segundo passo para a gestão eficiente que a sua empresa precisa.

E a tecnologia também é aliada do planejamento, uma vez que com os dados gerados nos sistemas automatizados de gestão de transportes, os gestores passam a tomar decisões estratégicas para a redução de custos, por exemplo.

Assim, o planejamento é uma etapa fundamental para saber exatamente onde a empresa pode cortar gastos sem comprometer a produtividade, a eficiência e a qualidade do negócio.

Com a tecnologia e um plano de negócio bem estruturado, todas as operações da empresa estarão integradas e isso vai permitir traçar ações efetivas e estratégicas desde a produção até a entrega do final.

Assim, você terá em mãos, antecipadamente, tudo o que vai ser preciso para o melhor gerenciamento de fretes e entregas.

 

3. Otimizar e monitorar as rotas

A terceira dica para reduzir os custos é: otimizar as rotas.

E essa etapa é uma das mais importantes para garantir o sucesso na gestão de transportes. Com um sistema operacional eficiente, é possível otimizar as rotas.

Cada trajeto precisa ser bem planejado para que tudo ocorra dentro do previsto: no menor tempo e com o menor custo possível.

Com o software – sistema de gestão de transporte automatizado -, você simula as melhores rotas e tem informações em tempo real sobre as condições de tráfego.

Assim, a gestão de rotas é um grande exemplo de como reduzir os custos e desperdícios na entrega – seja de combustível ou tempo –  de forma eficiente, sem prejuízos com relação ao prazo e à qualidade do processo.

Essa gestão inclui ainda o monitoramento constante das rotas, identificando mudanças que podem ser feitas a qualquer momento.

 

4. Realizar manutenções preventivas dos veículos

A quarta prática para que sua empresa consiga otimizar custos é fazer sempre a manutenção preventiva.

Como o próprio nome sugere, a manutenção preventiva identifica possíveis problemas nos veículos. Assim, é menor possibilidade de ocorrer uma avaria ou defeito em trânsito e o gasto com isso ser alto.

Ao evitar esses problemas, há uma redução de custos uma vez que menos veículos ficarão sem rodar por mais tempo.

A manutenção preventiva, portanto, permite uma série de medidas que evitam grandes prejuízos – de tempo e dinheiro.

 

5. Treinar os motoristas da empresa de transportes

O quinto passo para a otimização de custos é o treinamento da equipe de motoristas.

Não adianta nada ter uma gestão eficiente de transporte com relação às novas metodologias de trabalho e maior controle de cada etapa do processo sem que as pessoas não se empenhem para colaborar com essas mudanças.

A otimização do custo da frota também passa pelos motoristas. Afinal, são eles que lidam, na prática, com algumas questões como: cuidados na direção, desgaste dos veículos, calibragem etc.

 

6. Estimular a produtividade da equipe

A penúltima prática que vamos destacar neste post é estimular a produtividade de toda a equipe para uma gestão de transporte eficiente.

E como isso pode ser feito?

Com o uso da tecnologia, conforme sugerimos na primeira prática, os colaboradores estarão focados em tarefas mais estratégicas. Isso já é um super incentivo à produtividade!

E o que mais pode ser feito para que a equipe tenha um melhor rendimento?

Com o software de gestão logística, a equipe terá acesso aos dados e às principais informações de todo o processo de transporte da empresa. Assim, os setores da empresa estarão integrados, aumentando a produtividade e o desempenho da companhia frente à sua concorrência no setor de transporte.

Com os dados do sistema, a equipe vai conseguir, por exemplo, tomar decisões focadas na gestão de entregas com base na redução de custos, que é o grande objetivo das empresas hoje em dia.

Essa prática, portanto, está alinhada ao bom uso dos sistemas de gestão de logísticas que já falamos anteriormente.

 

7. Controlar os custos

Por fim, vamos ressaltar a importância do controle de custos durante todo processo de gestão de transportes.

Com a análise dos resultados do sistema automatizado, o gestor consegue identificar como os recursos estão sendo aplicados e decidir cortar os gastos desnecessários.

Esse trabalho de avaliação das despesas deve ser feito constantemente para que a empresa invista em melhorias no bom uso dos recursos, alcançando o resultado que tanto almeja.

Como você viu até aqui, descrevemos sete práticas simples para otimizar os custos do transporte em sua empresa em busca de uma gestão de transporte eficiente.

A sua transportadora já tem adotado essas práticas?

Se sim, conte para a gente como está sendo esse processo nos comentários abaixo. Mas se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto ou quer saber mais como funciona o software de gestão logística, entre em contato conosco!  A Logical Minds tem a solução personalizada que a sua transportadora precisa.

 

As métricas de TI são fundamentais para entender onde sua empresa está acertando ou errando. Entenda como usá-las! Baixe grátis o ebook.