(11) 2548-4603

Gestão de projetos em TI: cases de sucesso para se inspirar

A revolução tecnológica que vivenciamos nas últimas duas décadas transformou o setor de TI em um dos segmentos mais importantes de qualquer organização. Utilizar as melhores práticas em gestão de projetos em TI é um importante diferencial competitivo, independentemente do porte ou segmento da empresa.

Pensando nisso, separamos três cases de sucesso em gestão de projetos em TI para que você possa entender melhor como essa prática pode ajudar o seu negóci!

IBM e o foco em gestão profissional de projetos

Imagine o tamanho do desafio de uma empresa que atua em todo o planeta, como a IBM, na hora de padronizar processos e profissionalizar a gestão de projetos.

O desafio era tão grande que ela criou sua própria metodologia, com auxílio do PMI, denominada Worldwide Project Management Method (WWPMM), ou “Método de Gerenciamento de Projetos em Todo o Mundo”, em tradução livre.

Esse método estabelece e fornece orientação sobre as melhores práticas em gestão de projetos em TI para definir, planejar, entregar e controlar uma ampla variedade de projetos e programas. Essas práticas são apoiadas por ferramentas e técnicas para planejamentos, geração de planos de trabalho, estimativa de custos e cronogramas, controle de tempo e relatório de status.

Confira o case completo neste link.

AstraZeneca e o foco em agilidade

AstraZeneca é uma das maiores indústrias de inovação de desenvolvimento de medicamentos do mundo e conta hoje com mais de 60 mil funcionários em seu quadro. Em 2013 a empresa começou a desenvolver uma política global de gestão de projetos a fim de tornar os processos internos mais ágeis.

O processo começou com uma mudança de cultura, onde foram desenvolvidas uma nova missão e visão, compartilhadas com o público interno. Além disso, foram definidos os principais nichos de atuação da empresa para otimização dos processos de inovação e desenvolvimento.

Demonstrar o valor da gestão de projetos para o público interno foi fundamental para a construir um ambiente de confiança em toda a organização. Tal confiança, traduzida no desenvolvimento de novos medicamentos, contribuiu para informações mais precisas e uma tomada de decisão mais ágil.

Confira o case completo neste link.

Hong Kong e o maior gasoduto do mundo

Os benefícios de utilizar as metodologias e melhores práticas em gestão de projetos em TI são nítidos tanto em projetos conceituais, como os dois últimos cases que citamos, quanto em iniciativas pontuais. Um excelente exemplo disso é o gasoduto de Hong Kong, o maior do mundo até hoje.

Com mais de novecentos quilômetros de extensão, o gasoduto corta toda a China e passa por outro país. Por isso, os gestores do projeto tiveram de conciliar, além das questões técnicas, toda a relação política envolvida no projeto. Os documentos, por exemplo, deveriam sempre estar tanto em mandarim quanto em inglês, para melhor compreensão.

A adoção das melhores práticas na gestão de projetos foi fundamental para organizar toda a relação dos inúmeros agentes envolvidos na iniciativa e, além disso, para garantir que o prazo inicial fosse cumprido, como de fato foi.

Caso queira saber mais detalhes sobre o case, visite este link.

Esses são apenas alguns cases de sucesso em gestão de projetos em TI. Para ficar por dentro das novidades, assine nossa newsletter!