(11) 2548-4603

Ferramentas de teste de software: quais as melhores?

Tão importante quanto desenvolver um bom software é garantir que ele funcione perfeitamente e consiga cumprir o papel para o qual foi criado. Justamente por isso, a fase de testes se faz fundamental durante o desenvolvimento de uma nova aplicação.

Algumas técnicas e ferramentas de teste de software podem facilitar bastante esse processo, automatizando tarefas e barateando o custo de desenvolvimento. Confira abaixo a lista que preparamos com algumas das principais opções do mercado e lembre-se de deixar um comentário ao final do artigo com suas experiências.

1. Selenium

Essa é, sem dúvidas, uma das principais ferramentas de teste para novos softwares. Ela avalia a performance da aplicação em diferentes navegadores e plataformas, como Windows, Mac e Linux. Além disso, é compatível com muitas linguagens, como Java, PHP, C#, Python, Groovy, Ruby, dentre outras.

Atualmente o app passou a contar com uma API WebDriver. Com isso é possível conduzir avaliações em um navegador de forma nativa como um usuário ou em uma máquina remota usando o servidor Selenium. Vale conhecer a solução para saber se está adequada à sua realidade.

2. Testing-Whiz

A Testing Whiz é uma ferramenta de teste de software também bastante utilizada. Possui diversos pacotes: a edição Enterprise, por exemplo, possui soluções como testes de banco de dados, de API, de aplicativos para dispositivos móveis, dentre outros.

A plataforma possui outros diferenciais. Por exemplo, fazer testes baseados em palavras-chave, em dados e baseados em risco. Além disso, é possível integrar a solução com ferramentas de gerenciamento, como HP Quality Center.

3. TestComplete

TestComplete é uma plataforma funcional que oferece diversas soluções para automação de testes de software para desktop, web e aplicações mobile. Algumas das funcionalidades oferecidas pela plataforma, produzida pela empresa SmartBear Software, são:

  • Teste GUI
  • Suporte para scripts nas linguagens: JavaScript, Python, VBScript, JScript, DelphiScript, C ++ Script e C# Script
  • Visualizador de teste
  • Avaliação de scripts
  • Teste de gravação e reprodução

4. Telerik TestStudio

O Telerik TestStudio oferece uma solução para automatizar testes de aplicativos tanto de desktop, quanto web e para dispositivos móveis, incluindo avaliações de Interface de Usuário (UI), carga e desempenho, fundamentais para um software de qualidade.

A plataforma oferece suporte de linguagens de programação como HTML, AJAX, ASP.NET, JavaScript, Silverlight, WPF e MVC. Além disso, oferece integração com o Visual Basic Studio 2010 e 2012. Também é possível gravar e reproduzir os procedimentos, realizar testes manuais e fazer a integração com ferramentas de rastreamento de bugs.

5. WatiN

WatiN é uma ferramenta de código aberto desenvolvida em C# e que suporta testes de aplicativos na web para linguagens de programação .Net. É licenciado sob Apache 2.0 e possui os seguintes recursos:

  • Suporta testes de sites HTML e AJAX
  • Integração com ferramentas de teste de unidade
  • Automatização de testes do navegador no IE e no Firefox
  • Gera screenshots da página da Web
  • Suporte nativo para modelo de Página e Controle

A importância de contar com uma empresa especialista

Independente da ferramenta escolhida para realizar os testes, contar com uma empresa especializada fará toda a diferença na hora de entregar uma aplicação de qualidade para o seu cliente ou para disponibilizá-la para download pelo consumidor final.

Por isso, conte com a Logical Minds para acompanhar todo o processo e evitar problemas no futuro! Entre em contato agora com nosso time de especialistas e tire todas as suas dúvidas.