Para se construir um bom sistema é importante que todas as fases de projeto de software sejam seguidas corretamente. Os projetos sempre são caracterizados pela sua complexidade e pela dificuldade de visualização do produto final. Um ponto complicado e desafiador é a dificuldade de comunicação entre o executor e o cliente.

Existem diversas metodologias nas etapas de desenvolvimento de sistemas, mas iremos descrever aqui as fases de projeto de software com base no CVDS (Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Sistemas) – muito utilizadas atualmente para as metodologias de SCRUM e XP, que são focadas em processos leves e ágeis ou as metodologias iterativas como o Rational, que foca no escopo fechado do projeto. Possuem fluxos bem diferentes, mas as fases em si são iguais.

Levantamento e análise de requisitos

Uma boa execução dessa fase de projeto irá determinar o sucesso ou não do projeto todo e, portanto, é a fase mais importante para o negócio.

Nesse momento deverão ser levantados e documentados todos os problemas, as solicitações do cliente e do usuário final e as regras de negócio existentes.

Existem diversas formas de se realizar este levantamento e as mais comuns são: workshops, brainstorming, entrevistas com o usuário final, questionários e formação de um grupo focal.

Com estes dados levantados é realizada então a construção do projeto lógico, onde é definida a solução lógica do projeto contemplando todos os requisitos necessários para irmos para a próxima etapa.

Modelagem

Com o projeto lógico em mãos, é o momento de desenhar as soluções físicas do sistema como:

  • As linguagens de programação a serem utilizadas;
  • A plataforma e a arquitetura do software;
  • A estrutura e o design do banco de dados;
  • O padrão de interface gráfica, entre outros.

Essa documentação deve ser muito detalhada, clara e estar em conformidade com a análise de requisitos e o projeto lógico.

Implementação e integração

Nesta fase crítica nas etapas de desenvolvimento de software, é necessária uma equipe muito competente para desenvolver de acordo com a especificação dos projetos desenhados no papel. Nas fases de projeto de software é possível mensurar vários indicadores que podem ajudar o time a identificar melhorias ou sinalizar desvios.

Entender e executar todo o projeto, desde a normatização e implementação do banco de dados, a codificação dos programas e rotinas e a integração ou não com os sistemas já existentes.

Testes integrados

Com o projeto implementado e o ambiente de testes montado, inicia-se a fase de testes pelos analistas de qualidade e a homologação do projeto pelo usuário ou cliente.

Essa é outra etapa muito importante e que deve possuir equipe especializada e criativa para a execução dos testes, avaliação de performance e desempenho do software e validação das regras de negócio, definidas nas etapas de desenvolvimento de sistemas.

Instalação e manutenção

Após o aceite dos testes, os diversos módulos do sistema são integrados, resultando no produto de software. Assim, o release finalmente acontece. É realizada então a implantação do sistema em ambiente de produção, a confecção de manuais do sistema e o treinamento dos usuários finais e a importação dos dados. Quando já existe um software implementado, também é realizada a migração deste legado.

Após esta entrega, o ciclo de vida pode ser reiniciado quando algum problema não previsto é encontrado ou quando algumas melhorias no projeto se fazem necessárias.

Para que seu sistema seja um sucesso é imprescindível escolher a melhor empresa de desenvolvimento de sistemas. Aproveite e fique sempre por dentro das novidades na área assinando a nossa newsletter!

OUTRAS NOTÍCIAS