E-procurement versus e-commerce: diferenças e benefícios

É bastante comum haver uma certa confusão entre os termos e-procurement e e-commerce. Mas saiba que eles são diferentes.

Enquanto o e-commerce é o processo de compra e venda pela internet, ou seja, o chamado comércio eletrônico, o e-procurement é a automatização de todo o processo de compras de uma empresa.

O e-procurement, portanto, pode ser a solução estratégica que sua empresa precisa para gerar mais resultado, garantindo, inclusive, a redução de custos. Afinal, não há dúvidas de que comprar de forma inteligente traz bons resultados, não é mesmo?

Se antes o processo de compras era burocrático, manual e nada estratégico, com a tecnologia, tudo ficou mais simples e ágil.

Neste post, vamos esclarecer as diferenças entre esses conceitos e falar sobre os benefícios do e-procurement para a sua empresa se destacar no mercado.

Boa leitura!

 

#Saiba o que é e-commerce

E-commerce , em inglês, é o mesmo que comércio eletrônico.

O e-commerce, portanto, é um modelo de transação comercial em plataformas eletrônicas, tais como computadores, smartphones ou tablets.

Ou seja, um processo de compra e venda online muito utilizado por várias empresas hoje em dia.

Entenda agora, no próximo tópico, o significado de e-procurement, que é bastante confundido com o e-commerce.

 

#O que é e-procurement?

E-procurement (ou: o mesmo que aquisição) é o nome do processo de compras online de materiais e matérias-primas entre empresas. Ou seja, o termo significa a automação desse processo de compras B2B.

É, portanto, uma ferramenta que facilita a gestão de compras nas empresas. Uma solução inteligente que transforma o modo de como são feitas as negociações e as aquisições atualmente.

Com essa plataforma eletrônica, tudo passa a ser padronizado, controlado com eficiência – desde a solicitação de compra ao pagamento, garantindo menos riscos como o desabastecimento, por exemplo, menos custos e mais resultados.

É a automação do fluxo de negociações da área de Compras.

Dessa forma, os gestores passam a se preocupar apenas com áreas mais estratégicas dos negócios, como, por exemplo, o relacionamento com fornecedores e a prospecção de novos.

 

#Quais são as as diferenças entre o e-commerce e o e-procurement?

Como já dissemos, ao contrário do e-commerce, que permite apenas a compra e a venda online, o e-procurement engloba desde a prospecção de fornecedores até o fechamento do processo de compras.

Mas, atenção, é importante ter e-procurement integrado ao e-commerce para reduzir os custos de aquisição de matérias-primas e suprimentos.

Importante! Vale ressaltar que o e-procurement ainda pode ser integrado ao software ERP que a sua empresa já deve utilizar. Assim, não só a área de compras, mas todas as áreas estarão integradas.

E os sistemas de e-procurement integrados aos softwares ERPs, por exemplo, também podem ser integrados a plataformas e-commerces.

Ou seja, tudo estará estrategicamente interligado.

Saiba mais sobre os benefícios do e-procurement para a sua empresa no tópico abaixo.

 

#Vantagens do e-procurement para a sua empresa

São muitas as vantagens do e-procurement que envolvem todo o negócio de uma empresa.

Veja quais são as principais delas:

  • Redução de custos nas compras
  • Permite a busca por novos fornecedores, aumentando a concorrência
  • Economia de tempo com a automatização do processo
  • Mais controle de todo processo
  • Menos riscos nas operações de compra, mais segurança
  • Visão estratégica a partir dos dados gerados no sistema
  • Gestão de relacionamento com os fornecedores, melhoria do atendimento ao cliente
  • Mais eficiência em toda a gestão de compra da empresa

Como você já viu até agora, o processo de compras é o início da cadeia de suprimentos. Então, o sucesso de uma empresa começa justamente nessa etapa.

Dessa forma, é preciso que ela seja cada vez mais eficiente, trazendo inúmeros benefícios para o seu negócio.

Agora você já sabe que o e-procurement representa a vantagem competitiva, ou seja, é o futuro do setor de compras da sua empresa.

Se a sua empresa ainda não adotou essa plataforma ou se você tem alguma dúvida ainda sobre esse assunto, entre em contato conosco. A Logical Minds tem a solução personalizada para a sua empresa.

Ou comente aqui como sua empresa tem lidado com a gestão de compras.

 

As métricas de TI são fundamentais para entender onde sua empresa está acertando ou errando. Entenda como usá-las! Baixe grátis o ebook.