Do papel à tela dos dispositivos: como desenvolver um aplicativo?

Os brasileiros estão entre os povos que mais fazem o download de apps no mundo. Por isso, o país é mercado favorável para quem quer investir no desenvolvimento do próprio aplicativo. Confira o post e saiba o que você precisa para tirar sua ideia do papel!

No post Com quantos programadores se faz um aplicativo?, contamos quais são os profissionais envolvidos no processo direto de desenvolvimento de software. Mas, antes do app em si, há outras questões a serem resolvidas.

Entre ter a ideia para o seu aplicativo e tê-lo pronto e disponível para download, é preciso passar por etapas como encontrar investidores e contratar uma empresa para desenvolver o app.

Continue a leitura do post para saber como tirar um aplicativo do papel e levá-lo à tela dos dispositivos móveis!

 

Seu app é um negócio

Segundo a App Annie, empresa americana de dados sobre o uso de aplicativos, o Brasil é um dos principais mercados do mundo. Em dois anos, o país registrou aumento de 20% no download de apps e a projeção é que se destaque entre as nações que mais gastam com apps nos próximos anos.

Isso significa que o cenário é favorável para quem quer desenvolver um app. Mas que é preciso encarar o processo com seriedade para conseguir se destacar nesse agitado mercado.

Seu aplicativo é um negócio e sua ideia, ainda no papel, carece de um plano bem estruturado. O objetivo é definir pontos fracos e fortes e oportunidades que apresentem o app com uma solução que valha o investimento.

 

Encontre investidores para o app

Encarar o próprio app como negócio e tratá-lo como tal é o que permite que você tenha informações de relevância para apresentar a possíveis investidores.

É interessante considerar investidores que também possam fornecer uma visão útil do mercado de apps. Esse diferencial contribui para que o desenvolvimento de software ocorra com ajuda qualificada em todas as etapas.

Para isso, você precisa ter informações sobre o app, dados sobre monetização e projeção de ganhos, estatísticas e dados relevantes sobre o seu mercado.

Em geral, pessoas que investem no desenvolvimento de aplicativos já fazem parte do meio empresarial. Mas, para facilitar, você pode buscar aceleradoras para conseguir o apoio financeiro.

 

Contrate uma empresa desenvolvedora de software

Outra etapa de grande importância para o seu projeto é a contratação de uma empresa desenvolvedora de software.

Contar com essa ajuda especializada é crucial para que sua ideia seja levada do papel à tela dos dispositivos da melhor forma possível. Na prática, qualquer app precisa ter boa interface e funcionamento para atender bem aos princípios de UX (user experience ou experiência do usuário).

Todo esse trabalho precisa ser feito de modo a melhor utilizar os recursos financeiros, fazer valer o investimento e aumentar as chances de atingir o ganho projetado.

Com isso em mente, vale conhecer algumas dicas para encontrar a melhor empresa de desenvolvimento de software para seu aplicativo:

  • Conheça a empresa — saber quanto tempo a desenvolvedora está no mercado é importante para ter noção da sua experiência. Para além disso, é necessário buscar informações sobre apps já desenvolvidos (seu funcionamento e interface, por exemplo) e cases de sucesso;
  • Confira avaliações e feedbacks — consulte as observações dos usuários disponibilizadas nas app stores para avaliar o trabalho da empresa desenvolvedora. O mesmo vale para pesquisas na internet que direcionem para notícias e opiniões;
  • Faça vários orçamentos — o valor cobrado pelo serviço de desenvolvimento certamente precisa ser condizente com suas possibilidades. Por isso, pesquise, faça vários orçamentos, avalie vantagens e condições e negocie;
  • Tire suas dúvidas e avalie o atendimento — é preciso ter certeza de que você e a empresa parceira estão em sintonia quanto ao funcionamento, processo, prazos e outros fatores. Não hesite em perguntar.

    Aproveite essa interação para avaliar o atendimento da empresa, uma vez que este define como será seu relacionamento ao longo do processo de desenvolvimento do aplicativo.

Gostou do post? Aproveite para conferir App mobile para iOS ou Android? Informe-se antes de decidir!