(11) 2548-4603
Profisional trabalhando no datacenter

Do Mainframe à Terceira Plataforma de TI, o que mudou?

Quando paramos para olhar tudo o que criamos até hoje em termos de tecnologia moderna, sequer lembramos que essa revolução de coisas inteligentes não têm sequer 50 anos. Aliás, há mais ou menos 30 anos, os primeiros computadores foram parar na casa dos usuários e a maravilhar o mundo.

Ninguém falava de outsourcing de TI, relógios inteligentes, carros que dirigem sozinhos, geladeiras conectadas à internet (não tinha nem como acessar a internet em casa!) e outras coisas que parecem tão comuns hoje em dia. De fato, tudo mudou, e rápido demais.

De fato, 50 anos pode não parecer muito na perspectiva da humanidade, mas da tecnologia, demos um salto quântico. Aliás, você sabia que estamos na era da terceira plataforma de TI? Não? Então, acompanhe nosso post e veja como foi a evolução até os dias de hoje.

1a Plataforma de TI: Mainframe

Máquinas enormes, ruído, um consumo de energia impressionante e tempo, muito tempo para processar quantidades de dados que hoje pareceriam praticamente insignificantes. Esses eram os mainframes, e podemos até citar um deles, da IBM, anunciado em 1964, o System/360.

Este colosso da computação (vejam bem, aqui nem se falava de TI ainda), foi usado pela NASA no programa da Apollo. Aqui pelo Brasil, o INCRA ele pousou no Brasil, sendo usado para realizar cálculos do imposto territorial e recensiamento das propriedades rurais.

https://www.youtube.com/watch?v=GN7HUJF–5s

2a Plataforma de TI: a era do PC

Dando um pequeno salto, chegamos aos anos 80. Foi nesta década que surgiram os primeiros computadores pessoais. Neste período, o PC começou a popularizar-se no ambiente doméstico e corporativo (nas empresas, agora, de forma individual, diferente do mainframe da empresa).

Aqui, igualmente, ainda não falávamos de terceirização de TI, mas já podemos encontrar os primeiros sinais da nova era que sucederia à 2a plataforma: foram criadas as primeiras redes de computadores. De fato, aqui começamos a relacionar conceitos como cliente-servidor e entra em jogo a internet como conhecemos hoje.

3a Plataforma de TI: a era da web

Praticamente 60 anos depois, entramos no que seria a 3a plataforma. O que caracteriza este período? Mais do que os aparelhos físicos, estamos falando de coisas imateriais ou que já não dependem do seu ambiente físico: Cloud Computing, Redes Sociais, Big Data, terceirização de TI, entre outras possibilidades.

Aqui, já começamos a pensar o que é outsourcing, como nossas organizações podem melhorar a experiência do usuário, como a mobilidade tem adquirido um papel central nas comunicações e ações da vida moderna, como a tecnologia está, de fato, beneficiando-se da democratização da informação.

E sua empresa, em que era está?

No que se relaciona às empresas, é possível ter sistemas complexos e uma infraestrutura completa existindo totalmente fora do seu ambiente físico. Toda a infraestrutura de desenvolvimento pode ser terceirizada para criar soluções para praticamente qualquer tipo de serviço: da logística à segurança, passando por automação de processos, entre outros.

Aqui, cabem perguntas como sua empresa já participa da era digital? ou mesmo como você pode obter resultados concretos terceirizando seu núcleo de tecnologia? Como você pode ver, e continua percebendo diariamente, as possibilidades de criação em termos de Tecnologia da Informação não param, nunca.

Quer saber o que a Logical Minds pode fazer pelo sucesso de sua organização? Entre em contato conosco e será um prazer contribuir para a evolução tecnológica de sua companhia!