(11) 2548-4603

Dicas para contratar o melhor software de gestão logística

Gerir corretamente toda a cadeia de suprimentos é vital para garantir a competitividade no setor logístico, já que cada etapa do processo envolve uma quantidade enorme de atividades e custos.

A contratação de um software de gestão logística é uma das maneiras de aprimorar a gestão, trazendo a tecnologia para dentro da sua empresa e potencializando a produtividade e eficiência.

Mas, como escolher o melhor software de gestão para sua empresa? Quais são os requisitos que não podem faltar? Descubra agora mesmo!

Identifique a necessidade da sua empresa

O melhor software de gestão logística é aquele que atende às demandas da sua empresa, fechando qualquer brecha que possa ser deixada na gestão.

Como cada organização tem suas peculiaridades, não adianta adotar a mesma ferramenta que seu concorrente ou a mais conhecida no mercado. É preciso determinar o que sua empresa precisa, para então escolher o sistema de gestão mais adequado.

Modelo de software de gestão

Existem vários modelos de solução para a gestão logística: softwares hospedados em servidores físicos, dentro da sua empresa; soluções contratadas na internet ou ainda softwares feitos sob medida para sua empresa.

A compra de um software para ser instalado em servidores pode se tornar um grande custo para sua empresa, pois, além do preço pela aquisição do sistema, você terá que pagar por customizações, manutenções periódicas, equipe de TI e atualizações da tecnologia.

A contratação de softwares na nuvem, em modelo SaaS, trazem uma nova realidade à sua empresa: mobilidade corporativa, maior colaboração, acessibilidade, redução de custos e eficiência operacional, já que o sistema pode ser utilizado a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

A opção por um sistema de gestão logística desenvolvido especificamente para sua empresa pode aliar o melhor do mercado: as facilidades do SaaS a um software que preenche absolutamente todas as suas demandas, ou seja, exclusivo para sua operação.

Custo

Muitas empresas deixavam de investir em tecnologias devido ao alto custo de implementação, preferindo contratar equipes extensas para dar conta das demandas. Contudo, o cenário atual é bastante diverso.

Com a possibilidade de contratar softwares de gestão no modelo SaaS, você paga uma mensalidade pelo uso da ferramenta, a qual é calculada com base nos recursos que você contrata.

Isso possibilita escalar seu negócio de forma controlada e sustentável, adquirindo mais espaço de armazenamento conforme sua operação cresce. A consequência disso é a redução de custos com tecnologia.

Integração com outras ferramentas

Um software de gestão logística também deve ser capaz de integrar-se com outras soluções utilizadas pela empresa, como o seu sistema ERP, por exemplo.

A automatização de processos é uma das maiores vantagens da adoção de sistemas de gestão, trazendo maior produtividade, eficiência e confiabilidade aos dados gerados pela sua operação.

Ao integrar sistemas, você ganha ainda mais velocidade no trânsito de informações, melhora sua compreensão sobre o cenário no qual a empresa está inserida e ainda confere maior capacidade de decisão à sua equipe.

Atualização tecnológica

Outra questão a ser considerada no momento de contratar o melhor software de gestão logística é a capacidade que o fornecedor tem de manter-se alinhado às tendências de mercado, atualizando o sistema sempre que necessário.

O custo do uso de tecnologias obsoletas é quase tão alto quanto a falta de qualquer tecnologia na empresa. Sistemas que não atendem às expectativas da sua organização geram retrabalho, falhas e controles avulsos, minando seu poder de monitoramento e controle.

Ficou com alguma dúvida sobre como contratar o melhor sistema de gestão logística para sua empresa? Deixe seu comentário!