Desafios e Tendências de TI no ano de 2018

Saiba o que esperar da crescente relevância do setor de tecnologia de informação para este ano

 

Você está por dentro dos principais desafios e das principais tendências de TI em 2018? Ao longo das últimas décadas, o avanço tecnológico colocou o setor de tecnologia da informação em evidência. Esse destaque vai continuar impactando as rotinas das empresas e o mercado.

Cada vez mais, as atividades produtivas e empresariais estão atreladas a TI. Nem mesmo os momentos de instabilidade econômica no país frearam o crescimento do setor.

Essa é, na verdade, uma realidade global. E, como avalia a pesquisa Gartner, a previsão para 2018 é que os investimentos na área tenham ainda uma alta de 4,5% com relação a 2017. Um cenário que fortalece a TI, aponta tendências e, também, desafios. Acompanhe!

 

Inteligência Artificial

Gradativamente, o entendimento de como a inteligência artificial (IA ou AI) pode ser incorporada aos processos de empresas, otimizando suas rotinas e levando a melhores resultados tornou mais claro o seu potencial e importância.

Uma pesquisa da TSC mostra que 84% das empresas já considera o uso da inteligência artificial essencial para sua competitividade. Tamanha relevância para o sucesso no mercado justifica outros dados apontados pela Gartner. Por exemplo, o de que a AI sozinha vai gerar US$ 2,9 trilhões em oportunidades de criação de valor para as empresas.

Em outras palavras, a tendência é que a inteligência artificial siga se atrelando a outros setores e atividades das empresas. Para os especialistas, a projeção é de que o maior impacto dessa tecnologia até então aconteça em 2020, o que apresenta para 2018 o desafio de seguir contribuindo para a relevância e uso das soluções.

 

Big data

Ao longo do tempo, a conversa em torno do big data evoluiu da simples coleta massiva de dados ao aprendizado de sua aplicação estratégica nos negócios. Foi essa a mudança que abriu espaço e faz com que o uso dos dados seja uma crescente tendência de TI em 2018.

Essa tendência se reflete na projeção de crescimento para a área de desenvolvimento de softwares. Dentre eles, há destaque para os de Business Analytics, uma vez é justamente a proposta de usar informações para melhor atender e conquistar os clientes que dão destaque a esse mercado.

Nesse cenário, empresas que não são do setor de tecnologia, mas que dela dependem, tendem a se abrir mais ao outsourcing de TI (ou para a terceirização de TI). O que faz com que possam usufruir dos benefícios da área.

Coinovação

Os avanços tecnológicos alteraram não apenas a relevância do setor de TI, mas as formas de criação e produção como um todo. O conceito de coinovação está atrelado à ideia de um trabalho coletivo que pressupõe trocas entre empresas, instituições, clientes e outros agentes.

O estabelecimento desse novo ecossistema é uma tendência para que empresas de TI desenvolvam soluções que atendam às novas demandas desse mercado cada vez mais tecnológico.

Tudo isso impulsiona a TI para se tornar um setor mais colaborativo. O que, dentre outras questões, abre mais espaço para o outsourcing de TI e outras estratégias que colaborem para a inovação e o crescimento.

Agile

Se você já leu nosso post Como identificar o melhor método ágil para a sua equipe, já conhece esse método que se fortalece como uma tendência de TI. A ideia dos métodos ágeis no desenvolvimento de softwares (do inglês, Agile) é justamente otimizar o processo de melhoria ou criação de uma nova solução tecnológica.

O desafio reside no fato de que implementar esses métodos nem sempre é tarefa fácil. Isso porque, como toda mudança que interfere ou modifica os processos de uma empresa, o Agile demanda investimento de tempo e outros recursos para, de fato, passar a fazer parte da rotina de trabalho.

Em uma visão geral, para além do avanço no uso de soluções já conhecidas, o destaque entre as tendências de TI para 2018 — que também apresenta os principais desafios — é justamente uma mudança para uma cultura mais colaborativa para o setor.

 

Gostou de conhecer os desafios e tendências de TI para 2018? Compartilhe este post nas redes sociais!