(11) 2548-4603

Crise e Oportunidade: como a Tecnologia da Informação pode lhe ajudar

Que o Brasil está enfrentando um período sem precedentes de crise em vários setores da economia já é fato conhecido. O resultado imediato é, naturalmente, um certo sentimento de desorientação, além do impulso de cortar gastos e reduzir investimentos. Um dos setores afetados nesse processo costuma ser a área de Tecnologia da Informação.

Entretanto, momentos de crise podem brindar excelentes oportunidades de crescimento, é só saber onde manter o foco. Neste sentido, diminuir o setor de TI é um dos caminhos mais rápidos para a estagnação. Tudo isso porque a TI tem potencial para ser considerada uma área estratégica na hora de contornar momentos difíceis, como no cenário atual. Um dos melhores motores da inovação é exatamente a dificuldade. Agora, como reconhecer oportunidades com ajuda da Tecnologia da Informação?

Os negócios e a TI

O mundo dos negócios é extremamente dinâmico e lembremos que a maioria das decisões são derivadas de interpretações extraídas das estatísticas, números e dos sistemas. Em um contexto altamente competitivo, aliado à uma crise, encontrar soluções de automação é uma das melhores formas de diminuir custos operacionais, principalmente em relação aos controles e processos manuais.

Por exemplo: uma solução dedicada à análise das finanças e do negócio em si é capaz de orientar as avaliações em relação aos principais aspectos que devem ser melhorados. Dessa forma, contar com processos de automação de processamento de informações contribui para aumentar as chances de passar por este período turbulento sem se perder no caminho.


Inovar em TI

Inovar não é só apostar em novas processos inéditos, é importante ter uma noção clara e objetiva dos processos globais relacionados à estratégia do empreendimento e entender as reais necessidades de manutenção. Para isso, contar com os serviços de TI ajuda a assimilar novas habilidades e contribui para a busca de recursos importantes para a execução de uma estratégia de desenvolvimento.

Ao invés de apostar em cortes no departamento de TI, é possível melhorar os processos existentes ou mesmo usar seus conhecimentos para modificar totalmente uma metodologia e encontrar soluções tecnológicas que sejam aptas a devolver resultados imediatos. A área de TI pode, por exemplo, contribuir para um melhor autoconhecimento da instituição e brindar soluções atuais que eliminem gastos operacionais.

Saídas possíveis

Para ilustrar, uma empresa pode apostar na utilização do processamento de dados na nuvem, terceirizar serviços de TI ou contar com a assessoria de especialistas externos para aprimorar o funcionamento dos seus processos internos. Manter os investimentos em Tecnologia da Informação significa aproveitar a oportunidade de ganhar competitividade em um ambiente onde outros podem estar diminuindo seus produtos ou serviços para não correr riscos.

Manter os investimentos em TI não significa necessariamente manter uma equipe interna de grandes proporções inalterada. O mais importante é sustentar a qualidade dos serviços oferecidos e encontrar saídas que façam a diferença em um contexto de crise. É exatamente por isso que a Logical Minds tem uma equipe de profissionais dedicados e está totalmente apta para fazer o necessário para que sua empresa continue crescendo.

Finalmente, não é possível seguir uma fórmula para escapar das dificuldades. O que sim é importante é entender que obstáculos oferecem uma excelente oportunidade de aprendizado. Enfrentar e superar um contexto econômico desfavorável é um compromisso que qualquer empreendedor deve ser capaz de entender e, neste sentido, ser criativo e aproveitar o capital intelectual disponível dentro e fora da empresa para realinhar os objetivos e continuar a marcar presença no mercado.