Compliance em TI: estratégia para tornar a empresa mais eficaz

A sua empresa age em conformidade com as leis e regulamentos internos e externos de acordo com a sua área de atuação?

Afinal, são muitas imposições regulatórias com as quais as empresas devem se preocupar para evitar penalidades e prejuízos de diversas formas, desde multas até a reputação da empresa que pode ser afetada.

Portanto, é preciso ter o controle eficaz de cada processo interno. Ou seja, adotar uma gestão de risco.

E ainda: adotar as melhores práticas para cada setor é fundamental para atingir bons resultados.

Então, sua empresa não vai querer correr esses riscos, não é mesmo?

Para isso, saiba que o compliance em TI pode ser a estratégia para tornar a sua empresa mais eficaz.

É sobre isso que vamos abordar neste post. Acompanhe!

Boa leitura!

 

#O que é compliance?

Antes de abordamos sobre compliance em TI, vamos entender o que quer dizer esse termo.

Compliance é originário do verbo to comply (em inglês) e significa: agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido.

“Estar em compliance”, portanto, é o mesmo que estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos. Quer dizer: cumprimento fiel às leis.

Então, um empresa age em conformidade legal quando atende aos normativos dos órgãos reguladores, de acordo com as suas atividades desenvolvidas – bem como os seus regulamentos internos.

Agora que você já sabe o que é compliance, continue a leitura para saber mais sobre compliance em TI.

#Por que a sua empresa deve adotar o Compliance?

Muito além de interpretar as leis que regulam suas atividades, as empresas precisam ter um rigoroso controle interno, prevenindo os riscos operacionais.

Afinal, basta um erro ou falha para que a empresa seja punida, não é mesmo? Como consequência disso aparecem multas, restrições legais, punições judiciais etc. Tudo isso ainda pode afetar a reputação de uma instituição.

Então, para garantir que a empresa esteja em conformidade, é preciso dominar e ter o conhecimento do negócio, de todos os processos: interna e externamente.

E mais: além de manter as informações seguras para o seu negócio, as organizações precisam comprovar para o mercado que adotam as boas práticas. Mais uma vez, portanto, as organizações precisam de fato estar em conformidade, ou em compliance.

Não há mais dúvidas mais sobre a importância do compliance, certo? Agora continue a leitura para você ficar por dentro das vantagens de agir em conformidade com as leis.

 

#Vantagens do Compliance para a sua empresa?

Ao estar em compliance com os requisitos impostos, a organização destaca-se e recebe o reconhecimento do mercado, o que é uma vantagem competitiva.

Uma empresa que monitora suas tarefas permanentemente demonstra seu comprometimento com a legalidade de seus processos e a satisfação de seus clientes.

Mas é importante que as atividades de compliance estejam alinhadas aos objetivos estratégicos da organização, bem como sua missão, visão e valores. E justamente por meio das ferramentas de compliance uma empresa alcança seus objetivos estratégicos.

O compliance em TI , portanto, favorece a visão estratégica da sua empresa, dando o suporte necessário para outras tarefas e departamentos.

Por meio dele é fácil obter redução de custos, e evitar o retrabalho, por exemplo. Além de ser uma forma de garantir a produtividade dos colaboradores focando apenas em suas tarefas essenciais e, com isso, a empresa passa a ter mais sucesso.

As principais vantagens do compliance são:

  • Prevenção, gestão de risco
  • Credibilidade para o mercado
  • Eficiência: ganho em qualidade dos serviços
  • Controle interno, gerenciamento
  • Visão estratégica
  • Economia: diminui gastos com prejuízos, multas, retrabalho
  • Melhorias contínuas

Depois de  tudo que já foi abordado nesse artigo, podemos resumir que  compliance é uma ideologia. Ela, portanto, deve ser incorporada por todos os colaboradores dentro de uma companhia.

Os programas de compliance existem justamente para garantir que a empresa esteja legal.

E não cumprir as leis e regras é um risco não apenas para a imagem da organização como também para a vida da instituição: sua validade no mercado.

É ou não é uma valiosa ferramenta para a gestão de risco, governança corporativa e estratégia empresarial?

Se a sua empresa ainda não adota essas boas práticas com controlo por meio da compliance, saiba que a Logical Minds oferece soluções em TI integradas para a sua organização. Serviços para melhoria da eficiência e da eficácia de toda as áreas.

Então, se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, entre em contato conosco!   A Logical Minds tem a solução personalizada para a sua transportadora.