Ter certeza de algo não é suficiente para colocar uma iniciativa em marcha se você não for quem, efetivamente, decide. Se o seu objetivo é mostrar a seus superiores por que a prática do testing é importante, você vai precisar de argumentos. É importante, principalmente, mostrar os motivos e benefícios claros de adotar posturas de controle quando o objetivo for responder a pergunta “por que fazer teste de software”?

Para começo de conversa, o teste de softwares é necessário por uma simples razão: todos nós cometemos erros. Alguns são irrelevantes e não têm consequências graves, mas outros podem ser catastróficos, caros e até perigosos. Precisamos checar tudo – e tudo novamente – que fazemos em programação porque as coisas simplesmente podem dar errado.

E, para argumentar, é melhor ser pontual e assertivo. No artigo de hoje, vamos ver 5 argumentos convincentes para você apresentar à sua diretoria:

Por que fazer teste de software?

1. Cumprir o que promete

O teste de software é imprescindível para verificar se todas as funções estão trabalhando de acordo com o planejado. Por exemplo, se o agendamento, documentação ou se mesmo o chat widget são operativos e funcionais.

Um novo recurso inovador pode romper o funcionamento de algum anterior e que estava funcionando corretamente. Para controlar, um teste de regressão pode identificar o problema antes mesmo de que o produto seja lançado.

Independente da metodologia de desenvolvimento e quaisquer que sejam os requerimentos, o objetivo final é sempre o mesmo: garantir que o que foi criado, efetivamente, faz o que promete.

2. Fator escala

Um recurso que funciona, quando usado por uma pessoa, pode não funcionar quando usado por uma centena de usuários. O stress causado por uma multidão de pessoas acessando um site pode ser o suficiente para derrubar a página, ou, na melhor das hipóteses, deixar o seu carregamento extremamente lento.

Sua companhia vai querer que a página esteja sempre funcional e rodando sem inconvenientes (imagine os e-Commerces, por exemplo, quanto perdem por minuto de crash do site). Não importa a quantidade de pessoas logadas, quantos tickets por minuto estejam sendo comprados ou mesmo o agendamento de reservas de quartos ou passagens: tudo tem que funcionar bem, o tempo todo.

3. O improvável sempre acontece

Não importa o quão difícil seja a possibilidade de que um usuário faça aquilo que sua equipe acredita que nunca vai ter lugar, alguém vai cometer esse erro.

Não é raro encontrar testers que dedicam muito tempo e esforços a detalhar e compartilhar relatórios sobre um bug que foi descoberto só pra manter os gestores e desenvolvedores informados, mas acreditam que não é um problema latente. E, como sempre há questões mais importantes, esse problema acaba ficando pra depois.

Acredite: sempre há existe a chance de que um usuário vai encontrar exatamente aquele caminho que dá direto no seu bug improvável de acontecer. Por isso, reforçamos a importância do teste de software: para que sejamos capazes de identificar essas falhas. O truque, além de saber como resolver, é caracterizar o problema como algo relevante e que precisa ser corrigido.

4. Infinitos dispositivos, sistemas operacionais e navegadores

De certa forma, temos o privilégio de viver em uma era na qual podemos escolher o dispositivo mais adequado para nossas tarefas do dia a dia. Telefones de todos os tipos, tablets, notebooks (ou desktops) e etc, isso sem falar na infinita variedade de sistemas e programas.

Para o usuário, é genial ter essa diversidade de opções, mas para os desenvolvedores, a compatibilidade pode se tornar um verdadeiro problema. Nunca sabemos como um user vai acessar um sistema ou por qual plataforma vai conectar.

Por isso, o teste em várias plataformas é fundamental. Experimentar com sistemas operacionais diferentes, provar o fuincionamento com diferentes conexões e instalar as soluções nos mais variados tipos de dispositivos é fundamental para prever quaisquer inconvenientes.

5. Nosso dever é oferecer o melhor

Em último lugar, mas não menos importante, precisamos ter em mente que o mais importante é oferecer uma solução que funcione de forma impecável. É genial ter ideias fantásticas e criar ferramentas impressionantes, mas, se isso não funcionar, pode começar a dizer adeus à sua boa reputação.

Somente um simples bug pode fazer com que uma tarefa mais simples ainda se torne um processo complexo e que leve mais tempo do que deveria. Essa é, definitivamente, a receita para irritar seu usuário. Pequenos bugs têm impactos gigantescos, dependendo da quantidade de usuários afetados e a recorrência da falha.

OUTRAS NOTÍCIAS