(11) 2548-4603

Como escolher a melhor empresa de desenvolvimento de sistemas

A tecnologia está presente em quase todos os processos organizacionais, com o objetivo principal de otimizar atividades, reduzir custos e aumentar a produtividade.

Na hora de escolher a empresa de desenvolvimento de sistemas responsável por criar a tecnologia certa para você, é preciso tomar todos os cuidados possíveis para garantir uma solução alinhada com as necessidades da sua organização. Confira algumas dicas:

Expertise da empresa de desenvolvimento de sistemas

Uma boa empresa de desenvolvimento de sistemas deve contar com uma equipe qualificada, com know-how para desenvolver soluções personalizadas, que atendam ao seu nicho de mercado e, melhor ainda, às necessidades da sua organização.

Peça um briefing sobre a experiência da equipe, projetos em que esteve envolvida e formação profissional. Se você tiver os nomes em mãos, vale até dar aquela stalkeada nas redes sociais.

Recomendações de outros clientes

Também é importante que você converse com outros clientes da empresa de desenvolvimento de sistemas antes de fazer o outsourcing de TI, a fim de verificar a satisfação e a qualidade dos serviços prestados.

Uma boa conversa pode render vários insights difíceis de serem percebidos de outra forma, como na publicidade, por exemplo. Além disso, você tem a oportunidade de saber o que está dando certo e aplicar na sua empresa também.

Service Level Agrement (SLA)

Outro quesito importante na hora de escolher a melhor empresa de desenvolvimento de sistemas é o SLA – Service Level Agrement.

Trata-se de um acordo de nível de serviço, onde são estipuladas as obrigações do fornecedor quanto à qualidade, prazos, suporte e outros itens relevantes para a condução do projeto.

No SLA também são referenciadas as responsabilidades da sua empresa, como, por exemplo, prazos de pagamento, premissas e restrições que venham a impactar o desenvolvimento da solução.

Flexibilidade para mudanças

O mercado é dinâmico e nem sempre o que pensamos hoje se aplica amanhã. Este é o caso de sistemas contábeis, por exemplo, que podem sofrer alterações a qualquer momento em virtude de uma nova lei.

Nesse sentido, certifique-se de que a empresa de desenvolvimento de sistemas escolhida possui flexibilidade para mudanças. Esse cuidado inicial pode evitar que você acabe com um sistema ultrapassado ou tenha que realizar novos investimentos em um curto espaço de tempo.

Empresas que trabalham com metodologias ágeis de projetos, como Scrum ou ITIL, por exemplo, têm maior facilidade em absorver mudanças e responder rapidamente às exigências do mercado.

Suporte

Solução pronta, equipe preparada para usar, mas… acontece uma falha. Se você não possui suporte do time de desenvolvimento, sua empresa pode ficar parada por horas ou dias até que o problema seja resolvido.

Portanto, certifique-se também de que a empresa de desenvolvimento de sistemas ofereça o suporte adequado. Horário de atendimento estendido, mais de um canal de comunicação e atendimento presencial e remoto são algumas das facilidades que você deve buscar.

Quer mais dicas como essas? Fique ligado em nosso blog e não esqueça de assinar nossa newsletter!