Com quantos programadores se faz um aplicativo?

Sua empresa está considerando se tornar uma desenvolvedora de apps? Para além de preocupações com custos, você precisa saber quem são e com quantos profissionais precisa contar para entregar seus projetos. Acesse o post e descubra!

Já se perguntou quantas pessoas sua empresa precisaria para o desenvolvimento de software e a criação de app? Os aplicativos são soluções úteis e cada vez mais utilizadas no dia a dia. Por isso, muitos profissionais consideram ingressar nesse meio.

Se este é o seu caso e você precisa saber quais são os profissionais que precisaria contratar e como começar um desenvolvimento de aplicativo, chegou ao post certo. Continue a leitura para saber mais!

 

Profissionais necessários para criar um app

Aplicativos são soluções inteligentes que cabem na palma da mão. Muitas vezes, por serem de fácil acesso e de uso constante, parecem ser soluções simples.

A verdade não é bem essa e, por isso, se você quer saber como começar um desenvolvimento, precisa entender o papel dos seguintes profissionais:

 

Analista de Sistemas

Cabe a este profissional compreender a quais demandas do cliente/negócio o aplicativo deve atender. Sua percepção deve ser registrada por escrito de forma a orientar a execução do projeto.

Por isso, este profissional precisa ter conhecimento na área de desenvolvimento de software para conseguir fornecer instruções claras.

 

Arquiteto de Software

Dá sequência ao trabalho Analista de Sistemas. Sua tarefa é definir a arquitetura técnica para o projeto do software. Costuma levar seu conhecimento a outras etapas, participando da programação do app e se responsabilizando pelas partes mais complexas.

 

Programador

É o profissional codifica o projeto de acordo com as especificações técnicas apontadas pelo arquiteto de software. Seu trabalho representa cerca de metade de todo o processo de desenvolvimento de software para dispositivos móveis.

 

DBA ou Analista de Banco de Dados

Esse é um profissional que pode ou não ser necessário para uma empresa de desenvolvimento de software. Em geral, se o projeto do aplicativo é pequeno, Analista de Sistemas, Arquiteto de Software ou Programador podem exercer a função.

Em projetos grandes, porém, a presença de um profissional específico se faz necessária. Sua tarefa é definir a arquitetura do banco de dados do app e ajudar na criação dos comandos relativos às rotinas de manipulação desses dados.

 

Analista de Testes

Testes são essenciais para assegurar o bom funcionamento do aplicativo a cada etapa do desenvolvimento. O papel do Analista de Testes é verificar se a codificação não apresenta erros e atende ao que foi solicitado pelo Analista de Sistemas.

Novamente, a depender do tamanho do projeto e também da dinâmica da equipe, esse trabalho pode ser feito pelo próprio Analista de Sistemas.

 

Designer

Também conhecido como Front End Designer, esse é o profissional responsável por criar o desenho das interfaces do aplicativo. Para tanto, considera a usabilidade, visando a experiência do usuário que, sem dúvida, é um fator decisivo para que o app conquiste e agrade seus adeptos.

 

Web Designer

É quem se responsabiliza por aplicar o layout projetado pelo Designer. Para o sucesso dessa etapa do processo de desenvolvimento de software, é importante ressaltar que a sua empresa deve procurar por um profissional com experiência com aplicativos.

Isso porque, ainda que esse trabalho se baseie em técnicas similares a do desenvolvimento de um site, um aplicativo não é como uma web para mobile. Portanto, demanda conhecimento de tecnologias específicas.

 

Gerente de Projetos

É o profissional que cria o cronograma do projeto de desenvolvimento, distribui e acompanha as tarefas, bem como o cumprimento de metas e prazos. É o gerente que vai orientar toda criação do app, incluindo a metodologia de trabalho.

Pode, por exemplo, saber como identificar o melhor método ágil para a equipe, definindo um planejamento que favoreça o desenvolvimento e o sucesso do produto final.

Com este profissional você garante tanto que sua empresa saiba como começar um desenvolvimento como conduzir o projeto até sua conclusão.

Então, sua empresa está pronta para começar o desenvolvimento de aplicativos? Deixe o seu comentário!