(11) 2548-4603
Carteiras Digitais ganham espaço em meios de pagamento eletrônico

Carteiras digitais ganham espaço em meios de pagamento eletrônicos

As carteiras digitais já existem há algum tempo, mas se tornaram mais populares recentemente e, cada vez mais, ganham espaço em meios de pagamento eletrônico. Ainda não sabe do que se trata? Tudo bem, te explicaremos tudo neste post!

Ao longo da leitura, você vai entender o que é carteira digital, como usá-la, saber se é segura e, ainda, descobrir porque essa solução está ganhando espaço e conquistando clientes e lojistas. Acompanhe!

O que é carteira digital

Como o termo indica e você já deve ter deduzido, a carteira digital é uma solução eletrônica, virtual, criada para substituir a carteira física tradicional. Na prática, isso significa uma alternativa para que as pessoas não precisem mais sair de casa carregando notas de dinheiro, cartões de crédito ou débito.

Assim, a carteira digital armazena em dispositivos móveis (como o smartphones) informações pessoais e financeiras que permitem que as operações sejam realizadas de forma ainda mais rápida e simples.

A solução também pode servir para o armazenamento de ingressos ou bilhetes para eventos (como cinema, teatro e shows) e de passagens para o transporte público. Além de serviços exclusivos, como programas de fidelidade, criado especialmente pelas empresas.

Como funciona e como usar carteira digital

A resposta para como usar carteira digital varia de acordo com o sistema escolhido. No geral, porém, as três opções de uso possíveis demandam cadastro prévio e, ainda, que tanto o cliente quanto a empresa estejam aptos a utilizar esse meio de pagamento eletrônico.

 

Uma das formas de utilização da carteira digital é por meio de serviços de pagamento online, como o PayPal. Por meio deles, clientes podem realizar pagamentos a lojas ou empresas sem precisar informar novamente seus dados pessoais ou bancários.

A outra é via NFC (Near Field Communication). Essa tecnologia permite a transmissão de dados entre dispositivos que sejam posicionados próximos um dos outros. Assim, o cliente pode aproximar o seu smartphone do equipamento do estabelecimento comercial em que se encontra e pronto, a transação é feita.

Por fim, há também a possibilidade de usar a carteira digital para realizar pagamentos com bitcoins (moeda virtual ou criptomoeda).

A carteira digital é segura?

Seguindo a ideia de que a carteira digital existe para eliminar ou reduzir a necessidade de sair de casa levando quantias em dinheiro vivo ou cartões físicos, é possível deduzir que a carteira digital é segura.

Porém, é também comum questionar se essas transações realizadas em ambiente virtual também não estão sujeitas a golpes ou a gerar qualquer tipo de prejuízo.

Portanto, vale saber que as companhias de e-wallet (aquelas que desenvolvem e oferecem a tecnologia) apostam na criptografia de dados, aumentando a segurança e tornando muito difícil problemas relacionados à invasão de contas ou fraude, por exemplo.

Porque essa solução é cada vez mais popular (e porque vale a pena usar)

Segurança e praticidade estão entre os fatores de destaque para a popularização do uso das carteiras digitais. E isso vale tanto para quem paga quanto para quem recebe por meio da solução.

 

A carteira digital permite que lojas e empresas ofereçam mais opções de pagamento aos clientes, favorecendo o aumento das compras e contratações. Enquanto, para os clientes, toda essa facilidade evita preocupações relacionadas à segurança e a outras complicações como o esquecimento dos cartões em casa.

Você já pensou em oferecer essa facilidade aos seus clientes? Converse conosco!