(11) 2548-4603
As Melhores Práticas para Sucesso nos Projetos de Gestão de TI

As Melhores Práticas para Sucesso nos Projetos de Gestão de TI

A gestão de projetos em TI não é novidade. E muito da evolução da área se deve ao setor de tecnologia, que faz uso das melhores práticas de gestão de projetos há muito mais tempo do que outros segmentos de mercado.

Mas, com o passar do tempo, essas melhores práticas podem acabar se perdendo em meio a processos e burocracia, por isso, resolvemos retomar algumas dicas que podem fazer a diferença em seus resultados. Confira:

Padronize processos e ferramentas

Padronizar não significa engessar a operação, mas sim fazer com que todos utilizem os mesmos métodos para planejar, executar, controlar, analisar e também comunicar o andamento do projeto.

Nesse sentido, além de definir os processos e os modelos de documentos que a equipe deve adotar, eleja as ferramentas que serão utilizadas tanto na gestão do projeto quanto na comunicação com os diversos stakeholders.

Faça a comunicação fluir

E já que mencionamos a comunicação como um ponto chave, é preciso ressaltar que ela deve ser clara, transparente, objetiva e fluida. Em outras palavras, todos os stakeholders da empresa devem ser informados segundo sua relação com o projeto.

Uma falha de comunicação pode custar o apoio de um diretor ou então a satisfação do cliente final. Portanto, faça com que a comunicação seja eficaz. Use diversos canais de comunicação, que possibilitem um diálogo de duas vias.

Respeite (e gerencie) os riscos

A gestão de riscos é uma das melhores práticas em projetos de TI que não podem faltar na sua lista. Cada risco deve ser dimensionado adequadamente e tratado conforme sua capacidade de impacto sobre o projeto, evitando problemas futuros.

Ter todos os riscos sob controle, tanto os positivos quanto os negativos, é essencial para maximizar os resultados de qualquer iniciativa.

Mantenha a equipe enxuta

Quanto menos pessoas envolvidas na execução de um projeto, mais fácil de fazer com que o time trabalhe em sinergia. É por isso que equipes enxutas acabam produzindo resultados superiores.

Diante disso, eleja os melhores profissionais para atuarem em cada projeto, mesmo que isso signifique fazer contratações externas. O investimento em profissionais qualificados se justifica ao longo do projeto, que pode ganhar em prazo, qualidade e custo.

Adote metodologias ágeis de projetos

Melhores práticas em projetos de TI ajudam a alavancar os resultados. E uma das formas de garantir que sua equipe trabalhe bem e rápido é adotar metodologias ágeis de projetos, como Scrum ou ITIL, por exemplo.

O trabalho iterativo e incremental proporcionado por essas metodologias permite desmembrar o projeto em etapas menores, chamadas Sprints. Assim, a equipe do projeto fica focada em um único objetivo de cada vez, eliminando as distrações.

O ganho de tempo é apenas um dos benefícios da adoção de metodologias ágeis na gestão de projetos de TI. Também fica mais fácil controlar os prazos e também os custos de cada iniciativa, gerando valor para os clientes desde o primeiro momento.

Você tem outras melhores práticas em projetos de TI que gostaria de compartilhar conosco? Deixe seu comentário e aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro das novidades da Logical Minds!