App mobile para iOS ou Android? Informe-se antes de decidir

Está pensando em apostar em um app próprio, mas não sabe qual sistema operacional é o mais indicado? iOS e Android são os mais utilizados no mundo mobile. Confira no post as características e vantagens de cada um para fazer sua escolha!

 

A decisão de ter um app mobile próprio é cada vez mais comum para empresas. Além das funcionalidades desejadas, uma dúvida que surge ao se contratar um parceiro de desenvolvimento de software é a escolha do sistema operacional ideal.

 

iOS e Android são os sistemas mais utilizados no universo dos dispositivos móveis. Para definir por qual sistema começar, você precisa conhecer melhor as características de cada um, suas diferenças e vantagens. Continue a leitura para saber mais!

 

Público e mercado

Entender para quem seu aplicativo se destina ajudará na decisão da escolha do sistema operacional correto. É interessante entender que o uso do iOS e do Android tem relação inclusive com o objetivos que se deseja alcançar no mercado.

 

A saber, os usuários do iOS possuem níveis mais elevados de escolaridade e renda. E isso significa que tendem a ser mais dispostos a pagar pelo app mobile ou por funcionalidades exclusivas. Além disso, o iOS é o sistema mais usado em tablets, que costumam ser muito usados em meio corporativo.

 

Por sua vez, o Android é o sistema operacional com maior número de usuários em todo o mundo, o que destaca o seu amplo alcance. Seu uso é predominante, sobretudo em países ou em grupos de menor poder aquisitivo, o que reduz o engajamento dos usuários em comparação o iOS.

 

Hardware

O iOS acompanha a conhecida “exclusividade” da Apple. Por isso, demanda que o desenvolvedor do app mobile tenha um equipamento compatível, ou seja, um Mac para realizar o projeto.

 

Enquanto isso, um dos motivos para a maior popularidade do Android é justamente o fato de possuir um hardware mais acessível. Isso impacta desde a empresa de desenvolvimento de software, uma vez que a criação do app pode ser iniciada em qualquer tipo de hardware.

 

Tempo de desenvolvimento e alcance

Em geral, o tempo de desenvolvimento e entrega do app para iOS é mais rápido. O sistema da Apple tem facilidades para que os usuários atualizem com rapidez seus dispositivos para novas versões, o que ajuda a manter o alcance do app mobile independente da versão.

 

Por sua vez, o desenvolvimento do aplicativo Android chega a ser cerca de três vezes mais demorado. Isso porque há fatores relacionados à chamada fragmentação Android que dificultam aos usuários a rápida atualização de seus sistemas e, consequentemente, afetam o alcance do aplicativo.

 

Licenciamento

Para além do desenvolvimento de software, quem está em busca do próprio app precisa avaliar as condições de licenciamento oferecidas por cada sistema operacional.

 

Obter e manter uma licença iOS demanda o pagamento de uma assinatura anual. E a licença Android é vitalícia e não precisa ser renovada (você só paga uma vez), além de ter um custo menor.

 

É preciso considerar, porém, que a facilidade de acesso ao Android abre espaço para um número maior de apps mobile disponíveis na loja. Por outro lado, as restrições e valor mais elevado do Apple se transformam em uma “seleção” que garante que apenas aplicativos ativos sejam apresentados aos usuários, favorecendo sua visibilidade.

 

Conclusão

O desenvolvimento de um app mobile para iOS é mais rápido, favorece a realização de testes e pode ser mais rentável. Enquanto o Android é mais barato e garante que o aplicativo esteja disponível para um maior número de usuários.

 

Com base nas possibilidades e objetivos, as vantagens e desvantagens apresentadas ganham importâncias diferentes. Por isso, vale analisá-las com atenção e contar com o apoio de uma boa empresa desenvolvedora de softwares para tomar sua decisão.

 

 

Que tal descobrir com quantos programadores se faz um app e conhecer um pouco mais desse universo? Confira!