(11) 2548-4603
5 sintomas de que a sua empresa precisa entrar na Era Digital agora mesmo

5 sintomas de que sua empresa precisa entrar na Era Digital agora mesmo

Se você chegou até este post, é bem provável que seja mais uma das pessoas que ainda resiste contra a ideia de fazer com que a própria empresa viva uma transformação digital. Saiba que essa resistência é compreensível, afinal, mudar é sempre um desafio.

Continuar postergando essa mudança, porém, pode colocar em risco anos de trabalho e o sucesso de um negócio. Quer saber se esse é o seu caso? A seguir, apresentamos 5 sintomas de que sua empresa precisa entrar na Era Digital e, ainda, damos dicas de como digitalizar a empresa e conquistar o mercado. Acompanhe!

#1. Uso intenso de papel

Se todas as atividades da sua empresa são agendadas e documentadas em papel, você e seus colaboradores provavelmente já viveram atrasos e outros problemas em razão da dificuldade em organizar ou encontrar alguma informação importante, por exemplo.

Mais do que uma “dor de cabeça” no dia a dia de trabalho, esse uso intenso de papel pode atrasar processos e, até mesmo, representar um gasto desnecessário com a compra do material e com o uso de estruturas para arquivo.

#2. Dependência de controles manuais

Se, ao questionar o que é uma empresa digital, você logo pensa naquelas que já substituíram o uso do papel pelos tradicionais programas de computador, você ainda não chegou à resposta certa!

Para entrar de vez na Era Digital, é preciso ir além e buscar soluções tecnológicas que reduzam o tempo gasto com planilhas e programas de controle manual.

A transformação digital passa, por exemplo, em contar com softwares personalizados e intuitivos, que permitam a atualização automática e em tempo real dos dados relativos às atividades da empresa.

#3. Lentidão dos processos internos

Softwares de automação, aqueles utilizados para otimizar processos e reduzir o tempo e o esforço gasto em tarefas burocráticas do negócio estão entre as soluções tecnológicas mais populares entre as empresas.

Não aderir ao uso dessa tecnologia promove a lentidão e compromete a produtividade de uma empresa. E isso, consequentemente, torna cada vez mais difícil a conquista de resultados mais consistentes.

Assim, uma das dicas de como digitalizar a empresa é procurar não apenas por um software de automação, mas por um que possa ser customizado ou, até mesmo, desenvolvido sob medida para atender à necessidades específicas do seu negócio.

#4. Dificuldade em acompanhar o mercado

Se a sua empresa não ainda não chegou à Era Digital, lembre-se de que essa mesma Era Digital já é realidade para o mercado e pode também ser realidade para muitos de seus concorrentes.

Dessa forma, mesmo mantendo um nível de excelência em sua rotina, pode ser que uma empresa não digital não consiga acompanhar a evolução do mercado e se manter relevante para se destacar e vencer a concorrência.

#5. Uso de software local

Você pode até pensar que o uso de software local, um exemplo claro de tecnologia, pode definir o que é uma empresa digital. Mas não é bem assim!

Nos dias de hoje, softwares in house já podem ser substituídos por softwares em nuvem, uma tecnologia ainda mais avançada e que oferece ainda mais vantagens para as empresas.

Em geral, as soluções em nuvem são customizáveis e flexíveis, podendo ser adaptadas tanto às necessidades quanto às possibilidades (ao orçamento) de cada negócio.