(11) 2548-4603
Saiba como avaliar estrategicamente o setor de tecnologia de informação pode ser positivo para toda a empresa

5 motivos para apostar no planejamento estratégico em TI

Sua empresa ainda não tem um planejamento estratégico em TI? Muitas vezes, a presença da tecnologia é tão natural que a necessidade de pensá-la estrategicamente é ignorada.

No post de hoje, vamos explicar a importância de planejar o uso da tecnologia. Há casos em que uma empresa consegue, por conta própria, direcionar o desenvolvimento do planejamento. E há casos em que é preciso apostar na terceirização de TI e contar com ajuda extra.

Ao final da leitura, você terá informações suficientes para determinar o que sua empresa precisa nesse processo. Acompanhe e conheça 5 motivos para apostar no planejamento de TI:

#1. Redução de custos

O impacto que qualquer processo pode trazer para o caixa de uma empresa é sempre um assunto que interessa aos gestores. E a realização de um bom planejamento estratégico de TI tem o poder de contribuir para a redução dos custos do departamento.

O plano aponta  quais são as necessidades e possibilidades do negócio quanto ao uso da tecnologia. Assim, fica mais fácil identificar quais serviços contratar ou em quais ferramentas investir.

Como consequência, a empresa pode usar seus recursos financeiros de forma mais estratégica. Há maior controle dos gastos com TI, evitando despesas desnecessárias.

#2. Alinhamento de diretrizes

Como visto, o plano estratégico contribui para que a empresa identifique suas reais necessidades quanto ao uso da tecnologia. Com isso, garante-se a escolha de soluções que realmente estejam alinhadas às diretrizes do negócio.

Pode parecer óbvio ressaltar que uma empresa só deve investir em tecnologias e serviços condizentes com seus objetivos e área de atuação. Mas vale lembrar que há uma variedade grande de tecnologias disponibilizadas há poucos cliques de distância.

Diante disso, a falta de um planejamento estratégico de TI pode fazer com que a adoção de ferramentas e serviços seja feita por impulso. O que pode levar a resultados diferentes dos esperados e atrapalhar os trabalhos.

#3. Ajuste de processos

Para o sucesso de uma empresa, é preciso garantir que as soluções escolhidas de acordo com os objetivos traçados sejam devidamente integradas aos processos da rotina local.

A cada dia, as atividades organizacionais se tornam mais atreladas ao uso da tecnologia. E isso faz com que o setor de TI tenha grande influência nos demais setores e, consequentemente, em seu sucesso.

Ao estruturar estrategicamente a TI da empresa, o planejamento contribui para a melhoria global dos processos da empresa. O que, por sua vez, contribui para a produtividade e a conquista de resultados.

#4. Segurança da informação

Em nosso blog, já dedicamos um post inteiro para tratar sobre os erros mais recorrentes em segurança da informação. A razão é o fato de que, além de benefícios, o uso de tecnologias também oferece riscos.

Conectada à rede, sua empresa está exposta a diferentes ameaças, desde vírus já bastante conhecidos à atuação de cibercriminosos que atuam roubando dados.

O planejamento de TI permite que sua empresa identifique a necessidade do uso de soluções de segurança, bem como estabeleça rotinas para assegurar sua atualização e utilização correta e constante.

#5. Conhecimento global do negócio

Mais uma vez, considerando que o setor de TI influencia toda a empresa, o desenvolvimento do planejamento estratégico favorece o conhecimento global do negócio.

Isso porque o esforço em alinhar o uso da tecnologia aos objetivos e necessidades identificados demanda uma avaliação de todos os setores, suas características e demandas. E, por isso, o planejamento é um processo que contribui para a ampliação dessa visão global.

Dessa forma, fica mais fácil determinar se sua empresa está apta a planejar e implementar soluções de TI por conta própria. Ou se, como diversas outras, vai se beneficiar do outsourcing de TI.

Sua empresa está pronta para apostar no planejamento estratégico de TI? Saiba mais sobre o outsorcing de TI e descubra porque contar com a Logical Minds nesse processo!