,

5 Argumentos para automação logística de transportes

A gestão de transporte da sua empresa é automatizada? No post de hoje, vamos explicar a importância e quais são as vantagens da automação logística de transportes para o sucesso do seu negócio. Confira!

No mundo moderno, a inovação é um desafio constante. E essa premissa, claro, também vale para o setor de transportes.

É por isso que automação logística veio para quebrar essa barreira, tornando-se urgente e indispensável.

Sob vários aspectos, ela ajuda e impacta positivamente toda a cadeia do segmento: da otimização e agilidade dos processos à redução de custos.

O resultado: inúmeros benefícios tanto para as empresas quanto para o cliente final.

Agora faça uma reflexão: sua empresa está preparada e atualizada nessa área? Se ainda não, a leitura desse artigo é de extrema importância para você.

Ao longo deste post, você vai saber e entender melhor sobre a automatização logística de transportes para tornar a sua empresa mais competitiva.

Confira!

 

Qual é a importância da automação logística?

Além de muitas vantagens, muitos problemas enfrentados no cotidiano das empresas de gestão de transporte podem ser minimizados com a automação logística.

Afinal, sempre que estamos falando de logística significa o mesmo que: uma atividade estratégica para a organização.

Veja, por exemplo, o que pode ser evitado com a automação logística de transportes:

  • Falhas, erros nos processos
  • Retrabalho
  • Desperdícios
  • Riscos nas operações
  • Atrasos, imprevistos

 

Tudo isso e muito mais pode ser feito a partir de softwares personalizados e integrados – de acordo com o que cada transportadora precisa.

O objetivo da automação logística é monitorar cada atividade desempenhada dentro da rede de suprimentos para sua melhor fluidez e mais qualidade dos serviços prestados.

Podemos dizer então que ter o controle de forma automatizada de todo o processo é a chave do sucesso das empresas mais renomadas do setor frente à alta concorrência do mercado.

Assim, os gestores passam a contar com informações estratégicas para rápidas tomadas de decisão quando necessário.

No próximo tópico, vamos frisar as 5 principais vantagens da automação logística de transportes.

 

Benefícios da automação logística:

Sem dúvidas, o progresso e o desenvolvimento na logística estão diretamente relacionados à automação de processos. O gerenciamento correto das atividades logísticas, portanto, pode garantir o futuro das empresas de transporte.

É preciso monitorar, de forma assertiva, e organizar todas as etapas do fluxo de produção (armazenagem, transporte e distribuição);  ou seja, da compra da matéria-prima à entrega do produto para o consumidor.

E quais são as vantagens da implantação de ferramentas de automação? É exatamente isso que vamos destacar no item a seguir.

 

Conheça as principais vantagens da automação logística de transportes:

  1. Monitoramento, controle e integração dos processos
    Como temos falado, a automatização dos processos da empresa permite mais agilidade, segurança e qualidade, além de prevenir falhas dentro da suplly chain management.
    Com o sistema TMS, por exemplo, você tem informações integradas e mapeadas sobre tudo: rota, frete e rastreamento da mercadoria, entre outras.
  2. Gestão e redução de custos operacionais
    E o que esse monitoramento permite ainda? Uma economia bastante significativa na automação dos processos. Afinal, com um maior controle sobre os procedimentos é possível planejar melhor os recursos aplicados,  reduzindo, assim, os custos operacionais.
    Além disso, a tecnologia evita o retrabalho e minimiza os erros que também sempre geram custos a mais e desnecessários.
  3. Fidelização de clientes
    A tecnologia também é grande aliada da empresa para garantir a satisfação do cliente. E como isso ocorre? É que o controle e  rastreamento permitem o cumprimento de prazos, além de fornecer informações em tempo real para uma eficiente comunicação com o cliente.
    As necessidades, exigências e expectativas dos clientes passam a ser atendidas prontamente e de forma estratégica.
    Mais qualidade e rapidez nas entregas também é um diferencial da automação logística de transportes para fidelizar clientes.
  4. Mais tempo, produtividade e motivação da equipe
    E com o aumento da eficiência dos processos, devido à tecnologia, os colaboradores e gestores ganham tempo e produtividade.
    Assim, eles passam a se dedicar mais às áreas estratégicas, tais como: pesquisa, desenvolvimento de produtos de acordo com as demandas dos clientes, análise de resultados etc.
    Dessa forma, a tecnologia aumenta a produtividade e a qualidade na empresa. Isso sem contar na segurança e facilidade para lidar com os processos – o que ainda deixa o colaborar mais motivado.
    Como consequência natural disso, as transportadoras crescem, ao poder atender cada vez mais clientes, alcançando suas metas mais otimistas.
  5. Monitoramento de desempenho
    Depois que tudo está funcionando perfeitamente, com controle, métodos e ainda permitindo o crescimento da empresa, qual é a preocupação agora?
    A resposta é: a melhoria contínua dos processos. Não é mesmo? Evoluir, sempre, é garantir o futuro no mercado.
    Mas para que isso ocorra, é fundamental acompanhar o desempenho de cada parte por meio das ferramentas de automação logística.

Com os sistemas de avaliação de desempenho, é possível identificar falhas na produtividade, definir prioridades, corrigir erros e tomar decisões que irão garantir eficiência e a continuidade da evolução da empresa.

Como você pode ter observado ao longo dessa leitura, todos as vantagens da automação logística de transportes estão interligadas entre si, assim como o próprio sistema.

O que não pode acontecer é deixar sua empresa fora disso!

Se a sua empresa já faz uso da automação logística de transportes, ótimo! Compartilhe sua experiência nos comentários!

Se não, entre em contato conosco. A Logical Minds tem uma solução personalizada para você!